A Evangelização do Ser Humano

"Ó Espíritas! compreendei o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhes derdes auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?" (Mensagem de Santo Agostinho, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9).

"Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho. Espreitem, pois, os pais os menores indícios reveladores do gérmen de tais vícios e cuidem de combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas. Façam como o bom jardineiro, que corta os rebentos defeituosos à medida que os vê apontar na árvore. Se deixarem se desenvolvam o egoísmo e o orgulho, não se espantem de serem mais tarde pagos com a ingratidão (Idem, ibidem).

"No processo de educação da criança, qual o papel do Espiritismo? Devemos educar os nossos filhos já como espíritas, ou ensinar-lhes os princípios da Doutrina para que mais tarde escolham seus caminhos?

Inconcebível o fato de que adultos, que conhecem as dificuldades para a nobre educação da criança, em função da maioria das produções veiculadas pelas mídias, das variadas relações e interferências sociais complicadas, esperem que seus filhos escolham mais tarde o caminho da fé religiosa.

Do mesmo modo que os pais levam seus filhos à vacinação alopática, sem consultá-los, porque dizem saber o que é bom para eles, assim, igualmente, deveriam agir no tocante à Doutrina Espírita, ou seja, conduzi-los aos conhecimentos das coisas do espírito desde cedo.

Assim como ao tornar-se adulto o filho poderá não mais adotar cuidados médicos alopáticos, mas, agora, homeopáticos, fitoterápicos, etc., também, no espaço da religião, poderá ele, após os diversos conhecimentos e experiências adquiridos, resolver adotar outro sistema de concepções para louvar e servir a Deus ou mesmo adotar nenhum outro sistema.

Da mesma maneira que os cuidados paternos ao vaciná-lo, na infância, resguardaram-lhe a saúde física, o conduzimento aos campos do conhecimento espírita, desde a infância, permitir-lhe-á o gozo de saúde espiritual, que lhe conferirá clareza mental para outras decisões futuras sobre a sua própria vida.

O Espiritismo na vida infantil significa formidável processo de vacinação preventiva, ao mesmo tempo curadora, por tudo quanto ensina, por tudo quanto aclara, por tudo quanto de útil e bom que semeia nessa alma milenária revestida de nova roupa biológica, e sob nossa responsabilidade (Espírito Camilo, psicografia de J. Raul Teixeira, in Desafios da Educação, parte 1, item 11)

As Regras para Ser Humano . . .

1. Você receberá um corpo.

Você pode gostar dele ou odiá-lo, mas ele será seu enquanto durar seu tempo por aqui.

2. Você fará um aprendizado.

Você está inscrito por tempo integral numa escola informal chamada Vida. A cada dia nesta escola você terá a oportunidade de aprender lições. Você pode gostar das lições ou achá-las estúpidas ou irrelevantes.

3. Não existem erros, apenas lições.

Crescer é um processo de tentativa e erro: experimentação. Os experimentos “fracassados” são parte do processo, tanto quanto o experimento que efetivamente “funciona”.

4. Uma lição será repetida até que seja aprendida.

Uma lição lhe será apresentada de formas variadas, até que você a tenha aprendido. Quando a tiver prendido, você passará à lição seguinte.

5. O Aprendizado nunca termina.

Não há parte da vida que não contenha suas lições. Enquanto você estiver vivo, haverá lições a serem aprendidas.

6. “Lá” não é melhor que “aqui”.

Quando o seu “lá” tiver se tornado um “aqui”, você simplesmente obterá um outro “lá”, que novamente parecerá melhor do que “aqui”.

7. Os outros são meramente seus espelhos.

Você não pode amar ou odiar algo em outra pessoa, a menos que isso reflita algo que ama ou odeia em si mesmo.

8. O que você faz da sua vida é escolha sua.

Você possui todas as ferramentas e recursos de que você precisa. O que fará com eles depende de você. A escolha é sua.

9. Suas respostas estão dentro de você.

As respostas às questões da Vida estão dentro de você. Tudo o que você precisa fazer é ver, ouvir e confiar

10. Você se esquecerá de tudo isso

11. Você poderá se lembrar quando quiser


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!