Em 2014 vamos seguir o exemplo do Sr. Palha?

O Sr. Palha era um homem sozinho, não tinha casa, nem mulher, nem filhos.

Era tão pobre que só tinha roupa que trazia vestida. Mal tinha o que comer e era tão magro como um fiapo de palha. Era por isso as pessoas chamavam-lhe Sr. Palha.

Todos os dia o Sr. Palha ia rezar no templo. Pedia melhor sorte à Deusa da Fortuna, até que um dia ouviu uma voz sussurrar “a primeira coisa que tocares quando saíres do templo vai trazer-te grande fortuna”. Assustado, olhou em volta mas viu que o templo estava vazio. Pensou se estaria louco, ouvindo vozes ... e concluiu que tinha sonhado. Mas mesmo assim, com alguma esperança, resolveu correr para a rua. Nisto tropeçou e rebolou pelos degraus do tempo até à rua. Quando ia se levantar reparou que tinha um fiapo de palha na mão e ao lembrar-se da voz que ouvira, mesmo pensando que não valia nada resolveu guarda-lo. E lá seguiu caminho segurando o seu fiapo de palha.

Pouco depois apareceu uma libélula zumbindo à volta da sua cabeça. Tentou espantá-la, mas não adiantou. A libélula continuava à volta dele. Então pensou "está bem, se não queres ir embora então fica comigo". Apanhou a libélula, amarrou o fiapo de palha ao rabo dela e continuou a descer a rua.

A caminho do mercado, encontrou uma florista com o filhinho. Vinham de muito longe. O menino estava cansado, suado e todo empoeirado, mas quando viu a libélula zumbindo amarrada no fiapo de palha, seu rostinho se animou:

- Mãe, me dá uma libélula? por favor!

Assim o Sr Palha, com pena do menino, deu-lhe a libélula no fiapo

- É muita bondade sua! - disse a florista - Não tenho nada para lhe dar em troca além de uma rosa.
O Senhor Palha agradeceu e continuou seu caminho, levando a rosa.

Andou mais um pouco e viu um jovem sentado num toco de árvore, segurando a cabeça entre as mãos. Parecia tão infeliz que o Sr Palha lhe perguntou o que havia acontecido.

- Vou pedir a mão da minha namorada em casamento hoje à noite, mas sou tão pobre que não tenho nada para lhe oferecer...

- Também sou pobre. Não tenho nada de valor, mas se quiseres podes dar-lhe esta rosa.
O rapaz sorriu alegre ao ver a esplêndida rosa.

- Fique com estas três laranjas, por favor. É só o que posso dar em troca.

O Sr Palha continuou, levando as três suculentas laranjas.

A seguir encontrou um mascate, ofegante:

- Estou puxando a carrocinha desde manhã. Estou com

 tanta sede que acho que vou desmaiar.

- Acho que não há nenhum poço por aqui, mas podes ficar com estas três laranjas.

O mascate ficou tão agradecido que ofereceu um rolo da mais fina seda ao Sr Palha.

- O senhor é muito bondoso. Por favor, aceite esta seda em troca.

E mais uma vez o Sr Palha seguiu pela rua, como o rolo de seda debaixo do braço.
Ao fim de dez passos viu passar uma princesa numa carruagem. A princesa tinha um ar preocupado, mas alegrou-se ao ver o Sr Palha

- Onde arranjou essa seda? É justamente o que estava à procura. Hoje é o aniversário do meu pai e quero dar-lhe um quimono real.

- Já que é aniversário dele, tenho prazer de lhe dar esta seda.

- O senhor é muito generoso - disse a princesa sorrindo - Por favor aceite esta joia em troca.

A carruagem se afastou, deixando o Senhor Palha segurando uma joia de inestimável valor brilhando à luz do sol.

Levou a joia ao mercado, vendeu-a e com o dinheiro comprou uma plantação de arroz. Trabalhou muito, arou, semeou e colheu. Todos os anos a plantação produzia mais arroz. Em pouco tempo o Sr Palha ficou rico. Mas sempre ofereceu arroz aos que tinham fome e ajudava a todos que o procuravam. Muitos diziam que sua sorte tinha começado com um fiapo de palha. Mas não terá sido com a generosidade?

Autor: Mentes Positivas

A parábola acima nos traz a mensagem que contém tudo que acredito ser importante para sermos e estarmos felizes nesta vida: estar conectado com o Divino e com o coração aberto através da generosidade; a simplicidade; a fé e confiança no Criador, na vida e em nós.

Então, que possamos nos inspirar no “Sr. Palha” em suas atitudes e posturas para um novo ano de muitas e muitas alegrias, paz interior, saúde, sucesso, abundância, prosperidade e realizações infinitas!

Feliz 2014.

Por Lucia Kawakami

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!