Como Enfrentar a Depressão

Diagnosticando e tratando a depressão.
Fazendo mudanças no estilo de vida.
Alterando seu comportamento. 
Alterando seus padrões de pensamento negativo.


Sentir-se triste ou desanimado é uma parte natural da vida. As pessoas nos desapontam, as coisas dão errado, perdemos pessoas que amamos ou os sonhos que valorizamos. Quando esse sentimento de tristeza prossegue por semanas ou meses, ocorre com frequência e interfere com sua habilidade de interagir com as pessoas e aproveitar a vida, é provável que você esteja com alguma forma de depressão. Desde que você possa acessar informações e tenha um bom médico e uma rede de apoio ao seu redor, até a depressão severa se torna uma condição bastante tratável.

1) Diagnosticando e tratando a depressão 

1. Procure pelos sintomas da doença. Caso ainda não tenha procurado ajuda para a depressão, é vital fazê-lo e não tentar superá-la sozinho. Há muitos sintomas comuns associados à depressão. Se você se identificar com um ou mais dos listados abaixo, peça conselhos a seu médico. Os indícios de depressão incluem:

Uma inabilidade de agir normalmente no dia a dia. 


Uma incapacidade de aproveitar atividades antes adoradas, como ler, jogar videogames, desenhar etc. 

Letargia, fadiga e a sensação de que fazer as coisas exige muito da sua energia. 

Tristeza persistente, incluindo acessos de choro incontrolável ou que começam facilmente e sensação de ansiedade ou vazio. 

Sentir-se triste e desanimado por pelo menos duas semanas. 

Sentimentos de falta de valor, culpa e falta de autoestima. 

Dormir muito mais ou menos que o normal, ou ter insônia. 

Ganho ou perda de peso incomuns, comer demais ou perder o apetite. 

Achar difícil pensar ou se concentrar, sentir que o pensamento está confuso, incapacidade de tomar decisões claras ou esquecer-se das coisas. 

Pessimismo, ou sentir que a vida é algo sem salvação, inútil e fútil. Pode até levar a uma sensação de entorpecimento. 

Dores no corpo, cólicas, problemas digestivos, dores de cabeça e outras dores que não passam com medicamentos ou tratamentos. 

Ficar irritável ou agitado por uma boa parte do tempo. 

Pensamentos suicidas ou sobre morrer, ou tentativas de suicídio. 

2. Peça para o médico explorar possíveis causas por trás da sua depressão. Algumas vezes, essa condição é resultado ou efeito colateral de doenças ou tratamentos. Em alguns casos, há problemas médicos que podem imitá-la. É importante que seu médico identifique causas físicas que exijam tratamentos específicos para eliminar outras razões para sua doença. Problemas médicos comuns que podem desencadear a depressão incluem: 

Deficiências de vitaminas ou minerais, especialmente no caso de pessoas em dietas restritivas: as vitaminas do complexo B são associadas à depressão, embora não esteja claro se os níveis baixos dessas vitaminas, especialmente da B12, causam a doença ou são causados por ela. Além disso, muitas pesquisas recentes indicam que a vitamina D é um poderoso regulador da saúde mental. De qualquer maneira, se você souber que sua ingestão de vitaminas e minerais não é a ideal, acertá-la é um primeiro passo importante. 

Problemas de tireoide e outros desequilíbrios hormonais, incluindo a tensão pré-menstrual ou doenças.

Medicamentos: os efeitos colaterais de alguns medicamentos incluem a depressão. Leia as bulas e fale com o médico sobre quaisquer preocupações que tiver.

Doenças coexistentes: a depressão muitas vezes acompanha distúrbios de ansiedade, como o estresse pós-traumático, o transtorno obsessivo-compulsivo, a fobia social e outros; o abuso de substâncias e de álcool; doenças cardíacas, derrame, câncer, HIV/AIDS, diabetes e mal de Parkinson. Essas doenças podem preceder, causar ou ser uma consequência da depressão. 

Problemas de saúde específicos das mulheres, incluindo depressão pós-parto, tensão pré-menstrual (TPM) ou transtorno disfórico pré-menstrual.

3. Pesquise sobre a depressão para obter um entendimento completo. Aprenda o que pode fazer em relação à doença. Suplementar seu conhecimento sobre o problema permitirá a você superá-lo, pois essa é uma maneira importante de garantir para si mesmo que a depressão é real, uma preocupação a ser tratada com seriedade, e de que há muitas formas de derrotá-la. Uma compreensão maior do problema ajudará a atenuar alguns dos seus medos e preocupações, além de dar muitas ferramentas para você experimentar. 

Visite a biblioteca local e alugue livros sobre depressão, ansiedade e felicidade. Procure nas seções de psicologia, autoajuda, terapia e medicina. Se você estiver nessa faixa etária, pergunte sobre livros específicos para adolescentes e crianças. Você também pode procurar em leilões online ou sites de venda de livros por itens baratos que tratem do problema. 

Visite fontes online confiáveis que tenham artigos e outros recursos que ajudem você a entender mais sobre a depressão. Os institutos nacionais e governamentais que tratam doenças mentais são fontes de informação respeitáveis. Por exemplo, no Brasil, verifique o site da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. Há muitos outros bons recursos disponíveis online.

A ajuda na recuperação da depressão pela leitura é chamada de "biblioterapia". Se você estiver motivado o bastante para entrar nesse caminho de recuperação, ele pode ser bastante benéfico. Esse método parece adequado para as pessoas que sempre se voltam para a pesquisa como uma maneira de responder a qualquer coisa que estejam experimentando em vida.

Use seu conhecimento mais aprofundado para educar os outros ao seu redor sobre o que está passando. Essa atitude pode ajudar a afastar comentários estranhos ou antipáticos, se você puder compartilhar o quadro geral e fatos sobre a depressão. 

4. Experimente a psicoterapia. Uma das soluções mais úteis para a doença é fazer psicoterapia com um terapeuta. Há diversas opções de tratamentos, e cada profissional terá seu próprio estilo. Você terá a melhor chance de ser bem-sucedido na terapia se sentir-se confortável com seu terapeuta. Consulte vários profissionais antes de selecionar um com quem trabalhar. De acordo com estudos, três das abordagens terapêuticas mais eficazes para a depressão incluem:

A terapia cognitiva comportamental (TCC), que envolve o terapeuta e o paciente trabalhando juntos para apontar, questionar e alterar padrões negativos de pensamento. Provou-se que ela é tão eficaz quanto, ou até mais eficaz que medicamentos antidepressivos como tratamento agudo para a depressão severa, porém não crônica, e que até protege contra recaídas.

A terapia comportamental dialética, que é um tipo de TCC, tem como alvo os comportamentos prejudiciais e ensina as habilidades necessárias para se tornar mais adaptável a situações estressantes no futuro. Ela é útil para a depressão resistente aos tratamentos. 

A psicoterapia interpessoal, que é um tratamento de tempo limitado e estudado de maneira empírica para transtornos de humor que se concentra em como os sintomas da depressão afetam os relacionamentos interpessoais de uma pessoa. Ela é mais eficaz para as formas leves a moderadas da doença.

5. Considere tomar medicamentos prescritos. Muitos médicos receitarão remédios. Faça perguntas a respeito da medicação que está tomando, incluindo a duração e os efeitos colaterais. Fale com o médico sobre qualquer coisa que parecer errada ou conte a ele que está sentindo os efeitos colaterais. Você pode precisar mudar a dose ou a medicação.

Caso não queira tomar antidepressivos, deixe isso claro para o médico. Faça uma pesquisa prévia para discutir opções alternativas, pois você precisará convencer o profissional de que tem a habilidade de trabalhar de modo ativo nos seus padrões de pensamento deprimidos sem a ajuda do medicamento.

Se não quiser tomar medicamentos prescritos, você pode pesquisar sobre alternativas aos antidepressivos. A erva-de-são-joão é um remédio fitoterápico de venda livre popular para a depressão leve que contém o ingrediente ativo "Hypericum perforatum". Ela não deve ser tomada com outros antidepressivos, ou pode levar à síndrome da serotonina, cujos efeitos incluem calafrios, confusão, convulsões e febre alta. Se não tratada, a síndrome pode ser fatal. Caso acredite estar com sintomas dela, ligue para o médico ou vá para o hospital imediatamente.

6. Experimente terapias ou remédios alternativos. Investigue o potencial de terapias alternativas como a arteterapia e a acupuntura. Junto com as outras escolhas feitas por você, elas às vezes podem ajudar a recuperar seu equilíbrio emocional. É importante encontrar um terapeuta respeitável em qualquer terapia alternativa, e não se surpreenda se você sentir resistência de alguns médicos quanto à confiança nessas terapias. 

A música é uma forma de terapia de autoajuda que altera o humor. Escolha canções que melhorem a maneira como está se sentindo e, se precisar ouvir algo triste, mude para algo mais alegre depois. 

A arteterapia é outra prática alternativa comum para a depressão. Desenhe, pinte ou crie formas que liberem seus sentimentos em tela ou papel. Existem arteterapeutas qualificados que podem ajudar você, se necessário. 

A terapia assistida por animais pode ajudar. Os bichos de estimação evitam a sensação de isolamento, não julgam, e estudos provaram que eles induzem a uma sensação de bem-estar em pessoas deprimidas. Mesmo que não tenha um bichinho, tente entrar em contato com o de outra pessoa regularmente e passar um tempo com ele. 

2) Fazendo mudanças no estilo de vida 

1. Durma bem. O sono é essencial para um corpo saudável e balanceado. A falta dele pode piorar os pensamentos negativos e tornar-se facilmente um ciclo vicioso no qual seus pensamentos deixam você acordado e prejudicam sua habilidade de dormir direito. Acordar cansado é uma reclamação comum durante a depressão, e até dormir demais pode deixar as pessoas deprimidas se sentindo cansadas.

Quebrar esse ciclo requer o reforço de uma rotina rígida, com os mesmos horários para dormir e acordar todos os dias, evitando a cafeína e o álcool, não se exercitando três horas antes de ir para a cama, removendo do quarto qualquer coisa que distraia você e mantendo o local em uma temperatura adequada. 

Leia como dormir para obter mais informações. Não será fácil quebrar um ciclo de sono perturbado, e muitos fatores podem fazer com que você volte a ter insônia ou a acordar durante a noite, por isso é importante manter-se dentro da rotina e perdoar a si mesmo quando não conseguir dormir. 

2. Faça exercícios. Um estudo recente mostrou que eles são tão eficazes para o tratamento da depressão quanto o Zoloft, um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI). Os exercícios liberam uma substância química que age como um antidepressivo natural no cérebro e faz com que você faça algo ativo. Comece com pequenos passos, como uma caminhada simples ao redor do quarteirão ou a uma loja local, ou mesmo até a cerca do jardim. Vá aumentando o nível até chegar a uma rotina que se encaixe em suas necessidades e seja proveitosa. 

Procure por amigos ou seções de exercícios em grupo, já que ter um parceiro manterá você mais motivado. É possível também procurar por atividades que permitam liberar parte das emoções reprimidas que podem estar acumuladas, como o kickboxing. 

Praticar esportes é uma ótima maneira de se exercitar com regularidade, manter-se ocupado, concentrar-se na própria evolução e conhecer pessoas novas. Alguns estudos descobriram que pessoas que praticam esportes têm menos sintomas de depressão. Escolha uma categoria cansativa para acalmar o falatório na sua cabeça e deixar você se sentindo exausto. Só não exagere. Entre para um time ou faça aulas na sua região e comprometa-se a aparecer o máximo possível nesses encontros, ainda que não tenha vontade de ir às vezes. 

3. Coma de modo saudável. Reduza o consumo de açúcar, xarope de milho com alto teor de frutose, fast foods e alimentos processados. Consuma mais vegetais, frutas e alimentos integrais. Beba bastante água e pesquise sobre alimentos que podem melhorar seu estado de espírito e seu bem-estar. Melhorar a dieta pode ser um projeto positivo que manterá você ocupado de maneira construtiva e focado enquanto supera a sua depressão. Além disso, muitos alimentos saudáveis são eficazes na melhoria do humor.

4. Recupere cuidados negligenciados. Pode ser fácil deixar-se de lado quando você está deprimido e não prestar atenção na aparência e no vestuário. Reintroduzir a atenção diária aos cuidados pessoais pode ajudar a melhorar seu humor e dar a você uma sensação de bem-estar. Corte o cabelo ou compre roupas novas para se animar, e concentre-se no que gosta a respeito de si mesmo em vez de se preocupar com o que não gosta.


5. Mantenha uma boa rede de apoio. O apoio das pessoas que amam você e se importam é uma parte importante do processo de cura. Diga àqueles em quem você confia que está deprimido e que gostaria da compreensão e da solidariedade deles. É muito mais difícil para alguém ajudar se você mantiver segredos e fizer coisas que pareçam estranhas e inexplicáveis. O conhecimento ajudará as pessoas a fazer concessões e a auxiliarem da melhor forma que puderem. 

Esteja disposto a ser honesto sobre sua irritabilidade e seu comportamento recluso com aqueles de sua confiança. Eles precisam saber que não é pessoal, mas que você precisa de tempo e de espaço de vez em quando. 


6. Fique perto de pessoas positivas. Fale com amigos, familiares e colegas que façam com que você se sinta bem e com quem seja agradável estar por perto. Passe um tempo com gente que vê o mundo de modo positivo e peça para elas compartilharem suas visões, ideias e abordagens da vida com você. A maioria das pessoas positivas ficará feliz em revelar as coisas que as ajudam a se manterem animadas e felizes. Aprenda com elas. 

Lembre-se de que a tristeza adora ter companhia. Pode ser muito difícil se afastar de pessoas negativas estando tão deprimido quanto você está, mas faça o melhor que puder para evitá-las. Vocês não estarão ajudando ninguém se ficarem confirmando os temores um do outro. 

3) Alterando seu comportamento 

1. Mantenha-se ocupado. Ficar ocupado é uma forma de evitar que os pensamentos negativos se repitam na sua cabeça. Para os deprimidos, o primeiro passo costuma ser o pior, portanto forçar-se a agir pode fazer uma grande diferença no seu dia e ajudar você a começar.

Envolva-se com um hobby do qual goste ou ache que goste e mergulhe de cabeça nele. Não precisa ser algo caro ou difícil; desde que seja interessante, ele servirá a seu propósito. 

Cuide de animais. A rotina envolvida nos cuidados com os bichos, que precisam ser alimentados, receber cuidados de higiene e brincar pode ser bastante satisfatória para uma pessoa deprimida, especialmente porque os animais não julgam, apenas devolvem amor e aceitação. 

Introduza uma estrutura ao seu dia a dia. Faça uma programação do que fazer todo dia, não importa o quanto as tarefas sejam mundanas, e expanda gradualmente, conforme começar a se sentir melhor. Não importa se você trabalha ou não, uma rotina pode ajudar a devolver um pouco de direção a um dia que poderia parecer vazio ou sem objetivo.

2. Faça coisas divertidas e dê recompensas a si mesmo. Os sentimentos ruins se autoalimentam, e logo você se convence de que não merece aproveitar nada e fica preso. O antídoto é fazer coisas das quais gostava ou que sejam divertidas para as pessoas ao seu redor. Faça uma atividade divertida por dia para afastar a tristeza. 

Assim como todo o resto, avance gradualmente. Uma coisa divertida por dia, como assistir a uma comédia adorada ou ler um livro engraçado pode dar a você uma sensação de diversão por algum tempo. 

Marque eventos positivos na sua vida. Saia para jantar, vá ao cinema ou faça uma caminhada com os amigos. 

Vá devagar. Se você gostava de jardinagem, plante uma só planta. Caso gostasse de fazer longas caminhadas, faça uma curta e vá aumentando a experiência aos poucos. 

3. Comece um diário da sua jornada pela depressão. Documente seus sentimentos em algum local pessoal e totalmente privado. Esse será o lugar onde você poderá liberar seus pensamentos mais obscuros sem censura, pois não precisará se preocupar com o julgamento das outras pessoas. Um diário pode se tornar seu maior colaborador na luta contra a depressão, pois ele acabará fornecendo ótimas evidências do que melhora seu humor e do que o joga para baixo. Tente escrever nele todos os dias, se possível. 

4. Ajude os outros. Essa pode ser uma boa maneira de superar a depressão depois que ela estiver melhor controlada, e muitas vezes é uma técnica ideal a se usar quando sua recuperação parecer ter chegado a um limite temporário. Ajudar outras pessoas que estão passando por dificuldades tira seu foco de si e o coloca nos outros, o que pode ser bom se você tende a ser muito introspectivo. 

Não exagere no voluntariado. Se, ao se envolver em caridade ou trabalho voluntário, você se sentir exausto ou acabado, esse é um sinal de que está exagerando ou de que talvez não esteja pronto para ajudar os outros ainda. Não quer dizer que você não será capaz, mas sim que precisa cuidar de si mesmo primeiro. 

4) Alterando seus padrões de pensamento negativo 

1. Pense no processo como uma jornada para o bem-estar. A depressão pode parecer não ter fim quando a letargia toma conta e tudo parece difícil demais. Por isso, é importante ver o processo como uma jornada de passos graduais, em vez de algo com uma cura instantânea. Haverá momentos em que sua determinação será desafiada pelo auto questionamento e pelo desespero, mas é nesses momentos que você deve fazer o melhor que puder para não se sentir deprimido por estar deprimido. Seguem boas maneiras de começar: 

Dê um nome a seu problema. Winston Churchill chamava a depressão dele de "cachorro preto". Convertendo a doença em um bicho de estimação, ele transformava uma situação difícil em algo controlável. Ao nomeá-la, você a torna uma condição e não uma definição de quem você é. Pode-se dizer algo como: "Meu cachorro preto está me deixando irritável hoje", em vez de: "Sou sempre irritável".

Encontre um modelo. Você acha que está sozinho? Vá a uma biblioteca e escolha cinco biografias. É muito provável que pelo menos uma dessas pessoas de destaque sofresse de depressão. Faça uma breve pesquisa para encontrar famosos que superaram a doença. Leia sobre as diversas celebridades que estão revelando suas lutas contra ela. Anime-se com o fato de que há outros que superaram a depressão, e agora você tem o benefício das experiências deles para se inspirar também. 

Seja gentil consigo mesmo. A vida não é uma corrida ou uma competição. A realidade é que você é importante e tem um grande valor como pessoa, e tornar as coisas mais difíceis para si mesmo é como se dar uma surra. Evite ficar obcecado com sua depressão ou criar um abrigo para ela se esconder quando tudo parecer muito difícil. O ciclo de desesperança criado quando se sente raiva de si mesmo por estar deprimido só vai aumentar. Volte a nomear seu problema, separe-o de quem você é e aceite que a jornada para o bem-estar é questão de dar pequenos passos. 

Liste as coisas que estão incomodando você além da depressão. Podem ser contas não pagas, falta de férias ou um trabalho difícil. Em outra coluna, enumere algumas medidas práticas que você pode tomar para lidar com essas questões. Por exemplo, encontre maneiras de pagar as contas, planeje as férias e descubra como mudar de emprego. 

2. Entenda a importância de superar o pensamento negativo. Esse é um aspecto vital para se vencer a depressão. As pessoas deprimidas tendem a ter o que Aaron Beck chama de viés no processamento da informação. Essa é a tendência de selecionar os pontos de vista negativos e distorcidos de tudo, fortalecendo ainda mais a doença. 

3. Mude o seu modo de pensar. Como parte do progresso, reconhecer e derrotar os padrões de pensamento negativo é um aspecto muito importante a se concentrar. A terapia cognitiva comportamental, a psicoterapia ou outras formas de terapia psicológica ajudam a desaprender o pensamento negativo e a estabelecer padrões de pensamento que apoiem sua autoestima e aumentem sua autoconfiança. Embora seja melhor ler sobre a área e falar com alguém qualificado para guiar você pelas formas de alterar seu pensamento, há alguns aspectos importantes que se deve manter em mente. 

Reconheça que o sentimento vai passar. Esse passo pode ser bem difícil, mas é vital porque ajuda você a banir os pensamentos de desesperança.

Liste todos os pontos positivos. Quando se está deprimido, é fácil subestimar seus pontos positivos. Mude esse padrão listando tudo de bom a seu respeito. Inclua conquistas do passado e esperanças para o futuro, não importa se sejam poucas ou aleatórias. Caso não consiga escrever essa lista, peça para um amigo ou familiar de confiança começar uma para você. Ela deverá ir crescendo conforme você trabalhar com a depressão. A autoaceitação é uma parte vital da recuperação, pois você reconhece que há pontos positivos em si mesmo, mas também que tem desafios a superar. Assim, você vai parar de se julgar com mais dureza do que os outros. 

Tome decisões, mesmo que pequenas, e aja de acordo com elas. Novamente, embora seja muito difícil fazê-lo durante a depressão, este é um elemento vital para encarar a sensação de desesperança que tende a sobrecarregar os deprimidos. Decisões pequenas como sair da cama, ligar para os amigos ou limpar a cozinha contam. Depois que você agir, elas se tornarão conquistas. 

Aprenda a substituir pensamentos negativos concentrando-se neles. Faça perguntas como: "Estou assumindo o pior?", "Estou me condenando porque algo de ruim aconteceu?", "Estou me concentrando nas minhas fraquezas em vez de nos meus pontos fortes?". Colocar o pensamento negativo em uma coluna e a racionalização na outra pode ser útil para que você consiga confrontar e desfazer o pensamento. Em uma coluna, você pode colocar o pensamento: "Sou um fracasso", e na outra, você o desafia com: "Eu cometi um erro. Isso já aconteceu no passado, e tudo acabou bem. Também já acertei bastante". 

Aprenda técnicas de assertividade depois que tiver questionado os aspectos mais difíceis dos seus processos de pensamento negativo. Essas técnicas permitirão a você encontrar uma maneira de se defender sem ceder a sentimentos como raiva, medo ou impotência. Saber como ser assertivo é importante para não cair novamente em padrões depressivos no futuro. 

4. Procure pelo lado bom. Pare um pouco para pensar e tente encontrar as coisas boas na sua vida. Seja lá o que for, é algo que vale a pena achar. Volte a essa lista de vez em quando e continue a atualizá-la. Na sua recuperação inicial, ela pode ter uma ou duas coisas, como "minha casa" ou "minha esposa". Com o tempo, ela deverá crescer conforme você começar a experimentar o lado mais alegre da vida novamente. 

Substitua pensamentos negativos pelas memórias de tempos mais alegres. Você controla aquilo em que pensa. Prefira as memórias positivas e mais felizes em vez dos pensamentos infelizes. 

5. Mude a maneira como você fala. Altere a linguagem que você usa para se ajudar a olhar as coisas de maneira mais positiva. Dizendo: "pelo menos...", algo negativo é transformado em positivo. Outros exemplos incluem perguntar a si mesmo: "O que aprendi com isso?", em vez de se arrepender de algo e se sentir um fracasso. 

6. Aceite o fato de que a depressão pode voltar. Depois de ser afetado pela doença, sua vulnerabilidade a ela pode significar uma chance maior dela voltar para sua vida se você não cuidar das causas. Reconheça os sinais de alerta e tome atitudes construtivas para lidar com o problema antes que ele comece. Procure minimizar o impacto e a duração dele. 

Se você acreditar que sua depressão está voltando, fale com o médico, com o psiquiatra ou com o terapeuta logo para começar o tratamento. 

Dicas

Mantenha-se sempre ocupado ou fazendo algo positivo. Ficar sentado sozinho pensando em todos os eventos ruins da vida sem expressá-los a alguém fará sua depressão piorar. 

Evite se comparar a outras pessoas. 

Deixe seus arredores bonitos. Remova as coisas que deprimem ou irritam você. Pode ser tão simples como acabar com a bagunça ou tão complexo quanto redecorar. Alegre um cômodo escuro ou permita que mais ar fresco entre. Deixe uma parte do mundo exterior banhar sua vida interior. 

Se o psicólogo com quem você está trabalhando não estiver ajudando, tente outro. Pode levar um tempo até que você encontre alguém adequado às suas necessidades particulares. Procure um profissional especializado no seu problema. 

Caso ache a terapia um pouco estranha, experimente ver o terapeuta como um tio ou tia que não vai lhe julgar e em quem você pode descarregar todos os seus sentimentos sem receber nenhum comentário negativo de volta. É bom revelar seus pensamentos para outra pessoa, e se não puder encontrá-la entre seu círculo de amigos ou na sua família, um terapeuta é um substituto sensato e confidencial. 

Às vezes, não se conectar com seu terapeuta pode ser uma coisa boa. Talvez o profissional esteja lhe dizendo coisas que você não quer ouvir ou projetando coisas sobre você que não lhe agradem. 

Anote um objetivo simples, porém importante, que você queira cumprir hoje, e concentre-se em atingi-lo apesar dos pesares. Recompense a si mesmo e perdoe-se. 

Deixe os amigos próximos e os familiares se aproximarem. No começo, você pode sentir vergonha, mas esconder sua depressão daqueles que se importam pode eliminar um sistema de apoio valioso. Você pode se surpreender com quantas pessoas entendem pelo que você está passando. 

Reze e vá para o local onde você se sente em paz, seja uma igreja, um templo, uma mesquita ou outro lugar. 

Avisos

Ao procurar alguém para ajudar você com a sua depressão, peça sempre para ver as qualificações e entenda as diferenças entre os tipos de terapeutas. Se um tipo de terapia não for adequado a você, talvez seja necessário mudar ou de profissional ou de tipo de terapia. Continue tentando até achar algo que dê certo para você. 

Deixar a depressão sem tratamento, esperando que ela vá embora, é a pior coisa a se fazer. Quanto mais tempo você ficar sem ajuda, pior o problema se tornará. A maioria, se não todos os tipos de depressão, simplesmente ficará mais forte com o tempo. Se você perceber que pode estar ou que está sofrendo com essa doença, peça ajuda imediatamente. 

A depressão muitas vezes pode levar ao autoflagelo e ao suicídio. Lembre-se de todas as saídas e escolhas positivas disponíveis, como falar com as pessoas, obter apoio e procurar ajuda profissional. 

Fontes e Citações:

•Dr Pamela Stephenson Connolly, Head Case: Treat Yourself to Better Mental Health, p. 13, (2007), ISBN 978-0-7553-1721-9
•National Institute of Mental Health, Depression, 
•Mayo Clinic, Vitamin B12 and depression, 
•Joseph Mercola, MD,
•Dr Pamela Stephenson Connolly, Head Case: Treat Yourself to Better Mental Health, p. 16, (2007), ISBN 978-0-7553-1721-9
•Dr Sabina Dosani, Defeat Depression: Tips and Techniques for Healing a Troubled Mind (52 Brilliant Ideas), pp. 172-173, (2007), ISBN 978-1904902-72-0
•Dr Sabina Dosani, Defeat Depression: Tips and Techniques for Healing a Troubled Mind (52 Brilliant Ideas), p. 244, (2007), ISBN 978-1904902-72-0
•Dr Pamela Stephenson Connolly, Head Case: Treat Yourself to Better Mental Health, p. 18, (2007), ISBN 978-0-7553-1721-9
•Dr Sabina Dosani, Defeat Depression: Tips and Techniques for Healing a Troubled Mind (52 Brilliant Ideas), p. 2, (2007), ISBN 978-1904902-72-0
•Dr Pamela Stephenson Connolly, Head Case: Treat Yourself to Better Mental Health, p. 16, (2007), ISBN 978-0-7553-1721-9
•Sarah Edelman, Change Your Thinking, p. 181, (2008), ISBN 978-0-7333-1832-0
•Sarah Edelman, Change Your Thinking, p. 181, (2008), ISBN 978-0-7333-1832-0
•Sarah Edelman, Change Your Thinking, p. 183, (2008), ISBN 978-0-7333-1832-0

Fonte: http://pt.wikihow.com/Enfrentar-a-Depress%C3%A3o


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!