Resistência à mudança

O maior inimigo da cura da depressão é, sem dúvida, a resistência à mudança. Uma pessoa com depressão, entende claramente que a vida lhe está a exigir uma mudança interior e uma responsabilização pela resolução de conflitos internos que originam todo o sentimento de confusão, vazio e dor.

Grande parte de nós tem a percepção que se não houver uma mudança de atitude perante a vida e o mundo que nos rodeia vamos obter sempre as mesmas respostas e os mesmos desafios.

No entanto é difícil para nós aceitar que temos responsabilidade no fato de obtermos as respostas da vida sempre da mesma maneira e consequentemente no fato de nos mantermos em desequilíbrio. É mais fácil atribuir culpa a acontecimentos, situações e pessoas exteriores a nós do que aceitarmos que a mudança está em nós, no entanto se mantivermos essa visão e postura nada mudará.

A nossa vida é o resultado dos nossos padrões de pensamento e dos nossos hábitos.


Os nossos desequilíbrios internos são o reflexo de todas as nossos padrões de pensamento atitudes, opções, hábitos e decisões tomadas ao longo de toda a nossa vida. No entanto cabe-nos a nós escolhermos passar a vida a acusar o mundo pela nossa desgraça mas se assim for é possível que nada de diferente aconteça e que tudo continue no mesmo estado de caos. 

Se conseguirmos ter o entendimento claro de que as acusações, julgamentos e críticas não nos resolvem os nossos dramas internos, assim como também não mudam nada nem ninguém e são completamente inúteis. Passarmos a vida focados nos defeitos e erros dos outros não nos torna seres mais especiais e ainda nos esgota profundamente.

É preciso compreender que a nossa vida muda se mudarmos a nossa mente.


O mais importante na nossa vida e para nos proporcionarmos à mudança e a algo de novo e melhor. É essencial que deixemos de nos focar nos erros dos outros e no que os outros fazem e passemos a focara nossa atenção no que há em nós está a impedir que a nossa vida flua e o que pode ser melhorado.

Torna-se cada vez mais obvio que se o nosso passado nos trouxe estados de desequilíbrio e ansiedade, independentemente dos acontecimentos exteriores, cabe-nos a nós escolher o que fazemos com tudo isto e a melhor solução não é de todo continuar a repetir os mesmos padrões. 

Se iniciarmos um processo de mudança “agora”, tomar novas decisões, mudar atitudes, avaliar as nossas verdades e questiona-las, uma forma sensata de iniciar uma nova fase da vida. 

Em primeiro lugar é mesmo essencial uma analise profunda de quem somos e é importante que seja aberta uma possibilidade de questionar as verdades que constroem os nossos alicerces.

A resistência à mudança é uma rejeição que fazemos à possibilidade de nos abrirmos de alimentarmos os fogo interior e  de nos entregarmos ao melhor que a vida tem para nos dar. 

Permita-se curar a depressão e iniciar “agora” um processo de mudança interior, começar a alterar o padrão de pensamentos, mudar as atitudes, alterar os nossos hábitos, o  “amanhã”, “futuro” será o resultado dessa nova forma de estar e de ser.

Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org

Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!