Animais em Sofrimento (Emmanuel)

Se os animais estão isentos da lei de causa e efeito, em suas motivações profundas, já que não têm culpas a expiar, de que maneira se lhes justificar os sacrifícios e aflições?

Assunto aparentemente relacionado com injustiça, mas a lógica nos deve orientar os passos na solução do problema.

Imperioso interpretar a dor por mais altos padrões de entendimento.

Ninguém sofre, de um modo ou de outro, tão-somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se também angariando os recursos precisos para obtê-la.

Assim é que o animal atravessa longas eras de prova a fim de domesticar-se, tanto quanto o homem atravessa outras tantas longas eras para instruir-se.

Que mal terá praticado o aprendiz a fim de submeter-se aos constrangimentos da escola?

E acaso conseguirá ele diplomar-se em conhecimento superior se foge às penas edificantes da disciplina?

Espírito algum obtém elevação ou cultura por osmose, mas sim através de trabalho paciente e intransferível.

O animal igualmente para atingir a auréola da razão deve conhecer benemérita e comprida fieira de experiências que terminarão por integrá-la na posse definitiva do raciocínio.

Compreendamos, desse modo, que o sofrimento é ingrediente inalienável no prato do progresso.

Todo ser criado simples e ignorante é compelido a lutar pela conquista da razão, e atingindo a razão, entre os homens, é compelido igualmente a lutar a fim de burilar-se devidamente.

O animal se esforça para obter as próprias percepções e estabelecê-las.

O homem se esforça avançando da inteligência para a sublimação.

Dor física no animal é passaporte para mais amplos recursos nos domínios da evolução.

Dor física, acrescida de dor moral no homem, é fixação de responsabilidade em trânsito para a Vida Maior.

Certifiquemo-nos, porém, de que toda criatura caminha para o reino da angelitude, e que, investindo-se na posição de espírito sublime, não mais conhece a dor, porquanto o amor ser-lhe-á sol no coração dissipando todas as sombras da vida ao toque de sua própria luz. 

Emmanuel;
Psicografia: Francisco Cândido Xavier;
Do livro: Aulas da Vida.






6 comentários:

  1. Henia Campos Cordeiro20/04/2016, 12:58

    Ainda me confunde o fato de que a alegria e a ternura sempre fizeram por meu aprimoramento moral muito mais que o sofrimento. Como animal racional continuo incapaz de entender a necessidade do sofrimento dos irracionais.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo espírita, existem pontos obscuros na Doutrina, que me reservo o direito de clarear para não duvidar da Justiça Divina. A causa do sofrimento dos animais é um deles e nenhuma explicação me convence de que animais sofrem para evoluir, isto é, recebem pancadas para aprender a fazer a coisa certa, exatamente como crianças que ainda não erraram mas são castigadas com palmadas para serem educadas. Essa explicação não coincide com a razão, com o discernimento nem com a lógica mais básica e elementar. Animais, principalmente aqueles em estágio mais próximo dos humanos, cão, gato, elefante, cavalo, possuem sentimentos de afeição, lealdade, saudade, aversão, amizade e rancor, estes movimentos da alma que também manifestamos com o nosso livre arbítrio. Existem animais selvagens que caçam sua presa para assistir seu sofrimento, não para saciar a própria fome. Muito mais do instinto, o cão que se atira às águas geladas para salvar seu tutor ou outro animal, faz uso do seu livre arbítrio, porque o instinto o faria recuar do perigo, salvando a própria vida. Mães animais alimentam filhos de outras espécies, por amor, sendo compassivas enquanto alguns animais dilaceram seu próprio tutor em ataques de fúria, absolutamente imprevisíveis, utilizando sua vontade para ferir ou matar seu benfeitor. Animais não possuem um princípio inteligente, ELES SÃO INTELIGENTES, e não possuem uma espécie de alma, ELE TÊM ALMA e apenas a soberba e orgulho humanos não podem conceber essa realidade, porque se sentiriam diminuídos e humilhados, superiores que se consideram. Animais têm carma, porque deliberam como proceder, escolhendo salvar ou ferir, acolher ou rejeitar, exatamente como nós, nem sempre porém tão acertadamente quanto eles, que não cometem as mesmas atrocidades que a espécie humana, exatamente por serem inocentes, puros e bons. Sem o carma para os animais também, qualquer explicação para o sofrimento deles não convence nem passa credibilidade para quem acredita em Deus e Sua Justiça. O que plantares colherás, animais também estão colhendo quando sofrem ou são felizes, exatamente como nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica Bello31/05/2022, 09:40

      Sandra, que comentário esclarecedor! Pela primeira vez uma explicação que me convenceu! Muito obrigada!

      Excluir
    2. Hoje,21/02/23 Um dos meus 12 filhos felinos está partindo..Foi feito tudo para restaurar sua saúde . Me sugeriu o veterinário a eutanásia e penso que não tenho este direito. Vejo o desenlace dele, além do sofrimento do corpinho dele, o meu também ..Não sei explicar com palavras bonitas mas acredito que todos estamos aqui em evolução e somente o Criador pode levá lo de volta..

      Excluir
    3. Super interessante! Também me intriga o fato de o espírito se aproximar de outro ruim para sofrer ataques físicos a fim de pagar uma dívida de vidas passadas. Não estaria assim colaborando intencionalmente para o acúmulo de dívidas do irmão que já não está indo muito bem? E a impiedade para com os irmãos não é também uma grande falha? Pode me dar sua opinião?

      Excluir

Agradecemos a sua participação!