Traição: O que acontece quando nos sentimos enganados

A traição é, com certeza, um dos maiores dramas sentimentais e talvez o que mais provoca dor no ser humano. Uma das coisas que mais fazem perder a cabeça em um relacionamento é o ciúme acompanhado do medo de ser traído. A traição é devastadora. Destrói o relacionamento e também a auto-estima do traído.

Lidar com a situação de ter sido traído não é fácil. Além da dor, muitas vezes insuportável, a traição nos obriga a tomar decisões que não estavam em nossos planos. Então como lidar com tudo isso?

Homens e mulheres sentem a mesma dor ao serem traídos. O que muda é a forma como resolvem lidar com isso. Hoje, os homens começam a manifestar mais a dor e o sofrimento e buscam auxilio nessa situação. Já as mulheres, segundo a história da trajetória feminina de opressão e discriminação, se fortaleceram quanto às dores e maus tratos o que pode possibilitar a recuperação da traição em um tempo menor do que os homens.

Diante da constatação da traição, vale a pena, antes de tomar uma medida precipitada, de ter uma crise nervosa, conversar com o parceiro e esclarecer toda a situação. Se a traição aconteceu, é porque a relação não vai bem.

Se você foi traído não deve sentir culpa nesse momento ou colocar-se como vítima. O mais importante agora é descobrir o que levou seu companheiro a agir dessa maneira. Escute o que o outro tem a dizer e faça uma avaliação da situação: vale a pena ou não levar esse relacionamento adiante? É preciso agir de forma mais sábia. Não é para se fazer de bom samaritano, aquele que tudo entende tudo compreende e aceitar que lhe façam de gato e sapato. Essa atitude também não ajuda em nada, muito pelo contrário, toda a raiva e mágoa represada acabam por prejudicar.

Pela complexidade e polêmica que a infidelidade provoca, existem alguns mitos sem fundamento. Um deles é o de que a maioria das traições destrói os casamentos. De acordo com a pesquisa de Miriam Goldenberg, cerca de 30% dos traídos terminaram a relação. O resultado revela que uma maioria de homens e mulheres briga, chora, xinga, faz escândalo, arruma as malas, vai embora, mas depois de passado esse momento, procura esquecer o que passou. O maior obstáculo nesses casos é conseguir ultrapassar o choque inicial.

Pesquisa feita nos EUA e no Brasil aponta que 70% dos casais vivenciaram ao menos um caso extraconjugal e 90% não se separaram. E 35% dos traídos terminam a relação, ou seja: mais da metade procura manter o casamento mesmo assim.

É possível perdoar uma traição dentro do relacionamento?

A traição rompe o trato com a confiança e enfraquece qualquer vínculo. Um relacionamento que sobrevive a uma traição muda de formato porque a relação não é mais a mesma e nem os parceiros são os mesmos.

Pra que serve o perdão? O perdão oferece a possibilidade de conseguir liberdade e alívio. Quando perdoamos e somos perdoados nossas vidas sempre se transformam. As doces promessas do perdão são mantidas. E começamos uma nova relação conosco e com o mundo. Perdoar só precisa de uma mudança na percepção, outra maneira de ver as pessoas e as circunstâncias que nos causam dor e sofrimento.

É muito difícil perdoar uma traição. Perdoar ou não depende de cada pessoa ou do tipo de relação que existe. Caso a decisão seja por perdoar e continuar a relação, não relembre o assunto a cada discussão. Usar a traição sempre como arma em outras discussões só trará estresse e desgaste para a relação. Perdoar é esquecer.

Se não houve esquecimento, não houve perdão. Então, o melhor a fazer é terminar o relacionamento.

Mas se você optou por perdoar, continuar em frente, muitas vezes a relação precisa passar por uma avaliação, uma repaginação, novos contratos terão de ser feitos, nesse caso se vocês acharem que não conseguirão isso sozinho, não hesitem, busquem auxilio profissional. 

Por Kátia Horpaczky (psicóloga clínica, psicoterapeuta sexual, família e casal)




20 comentários:

  1. Vivenciei esta situação e realmente é muito dolorida e traumática. Optei por perdoar, mas como esta escrito no texto, esse perdão tem que ser por completo e confesso que no inicio não tive toda essa convicção, mas o dialogo e a busca de entender o porque aquilo ocorreu, fez com que nossa relação tomasse um novo rumo e preservássemos acima de tudo nossa familia.

    ResponderExcluir
  2. O perdão talvez não seja tão complicado quanto o esquecimento.
    Passei por está situação de traição há b4 anos atrás.
    Perdoei mais nunca esqueci.
    Ele dizia mudar ,no início realmente mudou um pouco,mais a partir do momento em que pensou que havia me reconquistado,foi murchando aos poucos.
    Chegamos ao ponto de viver por 6 meses na mesma casa dormindo separados.
    Até eu descobri o envolvimento dele com TRAVESTIS.
    Isso não foi só uma traição, isso foi o fim.
    No início,bem no início me senti a pior pessoa da face da terra,não só pela traição, mais pelos anos que vivi com essa pessoa e ...
    Enfim tudo acabou .
    Mais hoje quero refazer a minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Estou vivendo isso, é uma dor imensurável,vc se pergunta onde errou,sei que vou superar,pois a semeadura é livre,mas a colheita é obrigatória

    ResponderExcluir
  4. Passei por uma traição a alguns meses,pensei que fosse superar mas não consigo dói todos os dias mecheu muito com meu emocional ,não sou mais a mesma pessoa perdi a auto estima Mas creio na lei do retorno nao por mim mais pela vida

    ResponderExcluir
  5. Silvia e difícil sim e quem disse que seria fácil! As coisa mudam da água para o vinho,mas o tempo tem o dom de curar e mmodificar só o tempo! Meu zap 82998389846

    ResponderExcluir
  6. Eu também estou passando por essa experiência e não desejo pra pra ninguém; dói muito,eu preciso muito que Deus me auxilie nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tempo ao tempo ..
      DEUS TEM ALGO MUITO MELHOR PRA VC
      ESTA TE DANDO A OPORTUNIDADE DE RECOMECAR E ENXERGAR QUE A VIDA E MUITO MELHOR FORA DA RELACAO DOENTIA
      VIVI ISSO ...HOJE AGRADECO A DEUS A OPORTUNIDADE DE SER FELIZ
      EXISTE ALGO MUITO MELHOR PRA VC
      ACREDITE ...VC MERECE ASSIM COMO TODOS QUE UM DIA FORAM AGREDIDOS E DESRESPEITADOS POR UM ATO TAO SUJO COMO TRAICAO
      SER TRAIDO ...DOI
      ..MACHUCA ...DEPREDA ..DESTROI ...MAS TE DA ....SEM DUVIDA ALGUMA A LIBERDADE DE SER FELIZ SEM SE SUJAR

      Excluir
    2. Há dois dias, tive minha última briga com a pessoa que se dizia meu marido. Estava casada há 17 anos, e há muito e muito tempo, tenho vivenciado algumas traições dele, mas sempre decidi por esquecer, por pensar uqe seria o melhor para minhas filhas,uma de 8 e outra de 14. Acha q foi a pior coisa que fiz, pq sempre que perdoava,ele depois de um tempo voltava a fazer td de novo. Concordo plenamente que não havia mais amor, e tão pouco respeito, porwue nessa nossa ultima briga e confessou que tem amante mesmo, q sempre teve alguem, inclusive até mulheres que moram próximas a minha casa, ele tb saiu.
      O chão se abre e vc vai lá no fundo do fundo do mundo, se sentindo a pior das mulheres, mesmo fazendo td por ele e pelas filhas. Talvez esse tenha sido o maior erro. Deveria ter me amado, prestado atenção em mim e ai sim, depois na familia. So sei q está dificil de encarar essa e os cacos estão jogados no chao ainda.

      Excluir
  7. Eu também estou passando por essa experiência e não desejo pra pra ninguém; dói muito,eu preciso muito que Deus me auxilie nesse momento.

    ResponderExcluir
  8. A traição carnal, aquela em que eles procuram diversão por ai com qualquer uma...Não doi tanto quando ele se apaixona e passa a amar outra e você que era a rainha, a esposa, namorada é agora indiretamente a segunda opção, quase a amante na posição dos sentimentos dele. Dor realmente que nos derruba de vez ou nos traz uma enorme evolução espiritual. Estou tentando evoluir...

    ResponderExcluir
  9. Estou passando por isso... Me traiu no final do ano passado me abandonou com filho e foi morar com a amante e os pais dele apoiando ele.. Voltamos em abril e a amante está de 7 meses de gravidez.. Meu mundo caiu.. Estou triste aflita amargurada..

    ResponderExcluir
  10. descobri a 2 meses que estava sendo traida,estou casada a 24 anos e ele apesar do jeito agressivo de falar sempre foi muito amoroso comigo,ele falava quase todos os dias que eu era a mulher da vida dele e que me amava de mais,e falava para as outras pessoas tambem.Então quando eu descobri foi tao dificil e estar ate hoje,pois estamos afastados ,embora ele tenha se arrependido agente ainda não conseguiu se entender.
    Ta doendo de mais e eu embora diga que perdou,não consigo esquecer um minuto .
    Ele sofre pelo que fez se arrepende,mais disse que o amor dele por mim ta confuso,so que o meu por ele ta ferido de morte.
    Eu não sei o que faço,se eu luto pelo meu casamento pois temos 2 filhos,e o menor que foi a grande realização dele tem apenas 4 anos.
    Choro todos os dias,por dentro estou um trapo,mais por fora estou muito mais bonita.
    perdoar realmente não é dificil,o problema é esquecer.
    Eu queria dormi hoje e acordar sem essa dor amanhã ,mais por mais que eu tente ela persiste.

    ResponderExcluir
  11. Entendo. Infelizmente venho vivendo amargurada. Meu esposo me traí há três anos. Muitas noites sem dormir. Perdoando pela família. O mundo parece acabar.

    ResponderExcluir
  12. Traí meu esposo ha 4 anos atras. Foi algo muito rapido e passageiro. Uma fuga da vida conturbada em que estavamos vivendo. Na época ele estava envolvido com drogas e bebidas, não me dava atenção, me sentia só naquele mar de coisas horrivéis. Sempre tive a consciência da dor e do erro que é uma traição. Sempre me arrependi do que fiz e nunca esqueci. Meu marido conseguiu sair daquela vida, vivemos uma momento maravilhoso e planejamos a minha gravidez. Nosso filho chegou amado num lar muito querido. Mas ontem, depois de 4 anos ele descobriu essa traição. E a frase que diz: a verdade um dia chega a tona, é a mais pura verdade. Meu marido está cheio de ódio, raiva, rancor, decepcionado comigo. E claro, com toda a razão. E eu, estou me sentindo a pior de todas as pessoas da face da terra. Eu não sei como minha história vai acabar, estou apavorada e com muito muito muito medo. Nosso pequeno filho é a razão da nossa vida. Somos considerados um exemplo de casal. Mas ninguém sabe quanta coisa suportamos e vivemos nesses 13 anos juntos.Ele disse que nunca me traiu e sempre me respeitou. Parece que o meu chão quebrou e estou andando sobre as rachaduras prestes a desmoronar. A dor que ele esta sentindo me arrebenta por dentro. Tudo ainda está muito recente, estou perdida. Agora que consegui me reerguer de uma depressão profunda, me acontece isso. A minha vontade é cair mas agora mais do que tudo preciso tirar forças não sei de onde,para tentar aos poucos reconstruir meu casamento caso ele me perdoe ou reconstruir minha vida caso ele não me perdoe. Estou com vergonha de me olhar no espelho. De olhar para meu filho. De sair de casa. Oh meu Deus, quanta desgraça e sofrimento eu causei. Eu falhei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acalme seu coração , porque você errou, mas se arrependeu e precisa se perdoar para que seu esposo a perdoe . Quando existe amor , existe perdão. Claro que não será fácil, digo isso pq eu perdoei meu marido , que como você também me traiu , sofri e resolvi perdoa-lo pq vi que um erro não fez dele um mal caráter , que em 15 anos de relacionamento sempre foi muito bom.
      Fique tranquila , reze, peça perdão quantas vezes sentir necessidade , mostre pra ele que foi um tropeço , que sabe que causou muita dor, que se arrependeu, não o culpe (mesmo que indiretamente ele tenha culpa), assuma o erro pq mesmo tendo todos motivos do mundo pra trair a decisão é sempre nossa, a fraqueza e o egoísmo é nosso.

      Excluir
    2. Uma moça me mandou uma mensagem pelo Facebook de uma conversa que teve com meu marido onde ela a elofiava e pedia pra ela liga e pra ele. Ele nega que chegou a sair c ela porém não confio penso que sim que pode ter acontecido por mais que ele negue. Consegui o contato dela ela tbm nega. Porém nessa época eu e em estávamos um pouco afastados um do outro e ele não me procurava pra sexo. Quis me separar porém ele insistiu pra continuar. Temos 29 anos juntos. A dúvida é pior que a certeza pois nos impede s agir. Estou triste muito triste mantenho por que temos 2 filhos uma ainda é pequena. Estou depressiva e angustiada . Fiquei paranoica acho que ele ta me traindo e desconfio e tudo. Quase não faço mais nada parei até de trabalhar, não consigo cuidar da casa mais e nem dos meus filhos. Acho que não vou suportar.

      Excluir
  13. Estou me recuperando de uma traição, são sentimentos confusos e de muita dor. Perdoei pq em 15 anos de relacionamento , entre namoro e casamento ,foi a única vez que me decepcionou, sempre foi um ótimo marido. E acho que tive culpa,pois a certeza que eu tinha de seu amor por mim , me fez descuidar de nosso casamento e amor tem que ser alimentado . Claro que não foi simples perdoa-lo, foi devagar , um passo à cada dia. Mas o que ajudou foi que ele terminou o caso com a amante , se arrependeu , percebeu que era a mim que amava , antes de eu saber . Mas a amante inconformada foi ao meu trabalho e me contou, fez um monte de manobras pra que eu pensasse que ele era apaixonado por ela , uma história mirabolante cheia de maldade (coisa de vilã de novela) . E graças a Deus e aos espíritos de luz que me acompanham ela foi desmascarada e eu resolvi perdoa-lo. Isso foi há dois anos , e ainda dói pensar que a pessoas que tanto amo foi capaz de mentir, trair, transar com outra pessoa que era muito pior que eu. Ele voltou a ser a pessoa boa e carinhosa de antes . Quanto a mim amadureci e hoje sei que somos humanos e não podemos enxergar as pessoas só com o coração , temos que confiar , porém de olhos abertos .

    ResponderExcluir
  14. Estou me recuperando de uma traição, são sentimentos confusos e de muita dor. Perdoei pq em 15 anos de relacionamento , entre namoro e casamento ,foi a única vez que me decepcionou, sempre foi um ótimo marido. E acho que tive culpa,pois a certeza que eu tinha de seu amor por mim , me fez descuidar de nosso casamento e amor tem que ser alimentado . Claro que não foi simples perdoa-lo, foi devagar , um passo à cada dia. Mas o que ajudou foi que ele terminou o caso com a amante , se arrependeu , percebeu que era a mim que amava , antes de eu saber . Mas a amante inconformada foi ao meu trabalho e me contou, fez um monte de manobras pra que eu pensasse que ele era apaixonado por ela , uma história mirabolante cheia de maldade (coisa de vilã de novela) . E graças a Deus e aos espíritos de luz que me acompanham ela foi desmascarada e eu resolvi perdoa-lo. Isso foi há dois anos , e ainda dói pensar que a pessoas que tanto amo foi capaz de mentir, trair, transar com outra pessoa que era muito pior que eu. Ele voltou a ser a pessoa boa e carinhosa de antes . Quanto a mim amadureci e hoje sei que somos humanos e não podemos enxergar as pessoas só com o coração , temos que confiar , porém de olhos abertos .

    ResponderExcluir
  15. A traição tem povoado meus pensamentos recentemente. Tenho dúvidas se isso está acontecendo comigo. Já passei algumas situações de dificuldade na vida, com minha saúde, com morte de pessoas queridas, mas traição não passei ainda, ao menos não estou sabendo. Apenas suponho. Mas recentemente fiquei sabendo de casais amigos que grande parte de nossos amigos traem, tanto o homem quanto a mulher. A empregada de casa acaba de ser traída. Então estou bastante preocupado e já posso adiantar. Essa será ou seria, o resgate mais difícil pra mim do que os que já passei, pois a morte a gente se conforma com o tempo. A traição acho que nós persegue até o fim dos dias encarnados, ou mais além. De qualquer maneira, aos que foram ou não traídos, pensemos que algum dia seremos melhores e merecedores de fidelidade e amor. Deus nosso criador não nos trai, ele nos quer evoluindo sempre.

    ResponderExcluir
  16. Descobri uma traição a uma semana atrás, fui embora e estou muito mal com a situação mas já estou conseguindo entender que foi só a resposta ao meu pedido diário a Deus :me ajude a evoluir a cada dia mais. Pois estou começando a descobrir o que é o perdão, ainda me sinto muito ferida mas a cada dia estou aprendendo a lidar e se for da vontade de Deus restaurar minha família espero que o caminho se mostre aberto pra mim

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!