Ordem e Progresso

O lema em nossa bandeira nacional é a divisa política do positivismo. Ou seja, a forma abreviada da frase de autoria do francês Auguste Comte: O amor por princípio e a ordem por base. O progresso por fim. 

É a expressão dos ideais republicanos de respeito aos seres humanos, salários dignos, educação e instrução para os cidadãos, melhoramentos para nosso país, em todos os aspectos. 

Oferecer a melhor escola para fomentar o progresso intelectual, que deve ser seguido pelo progresso moral. 

A expressão foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e a bandeira pintada pela primeira vez pelo artista Décio Villares. 

Ordem e progresso é uma síntese da lei. Ambas as palavras indicam o cumprimento das leis estabelecidas nos relacionamentos e ocorrências sociais. 

Assim, as leis existem como demonstração do progresso da legislação humana, estabelecendo a ordem na vivência nacional. 

Mas, se desejarmos olhar além das leis humanas, que são mutáveis, e adentrarmos pelo campo das leis Divinas, verificaremos como o lema nacional enfeixa todas elas. 

Se examinarmos as leis Divinas de reprodução e de igualdade, constataremos a presença da ordem que respeita a gestação e não provoca o aborto. 

A ordem que permite o nascimento de um novo cidadão, para o progresso de si mesmo e contribuindo para o progresso geral. 

A igualdade que atesta que todas as criaturas são iguais perante Deus, sem privilégios ou preferências está estabelecida na ordem e no progresso que preside aos relacionamentos. 

Ordem e progresso estão presentes no devido uso da liberdade, que não é absoluta, mas relativa. Liberdade de ir e vir, de expressar suas opiniões, de viver sob as luzes do Cruzeiro do Sul, em harmonia e paz. 

Por outro lado, a lei de trabalho é a própria expressão da ordem e do progresso. Pelo trabalho, os cidadãos asseguram seu sustento, adquirem seus bens, sustentam seus filhos, contribuem para o progresso da nação. 

As relações interpessoais são reguladas pela lei de sociedade. O homem foi criado para viver em sociedade e, auxiliando-se mutuamente, conjugam ainda e sempre a lei do progresso. 

A própria lei de destruição, entendida como transformação, também se enquadra perfeitamente no lema, pois tudo se transforma no transcorrer dos dias, os seres orgânicos, a paisagem, os locais. 

A lei de conservação e as leis de amor, justiça e caridade, traduzem por si mesmas o pleno entendimento da ordem e progresso. E, claro, o dever moral de autoaprimoramento completa o quadro, ao lado da lei natural que estabelece o equilíbrio do Universo. 

Notável perceber isso! A inspiradíssima frase resume a lei. 

Se a observássemos não teríamos tantos equívocos sociais. As leis Divinas são imutáveis, as humanas vão sofrendo alterações conforme o amadurecimento da mentalidade, mas são leis que devemos observar e respeitar. 

Ordem significa respeito, dignidade, solidariedade e as virtudes em geral, inclusive trabalho, que se desdobram fatalmente no progresso para todos. 

Pensemos nisso. 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo, Ordem e Progresso, de Orson Peter Carrara, publicado em, O Espírita Fluminense, do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, de Niterói, RJ, em março/abril de 2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!