Disputas Religiosas

Pedi a Deus que me deixasse vir por um instante entre vós, para vos dar o conselho de jamais participar de disputas religiosas. 

Não direi guerras religiosas, pois os tempos estão agora muito adiantados para isso. Mas no tempo em que vivi era uma desgraça geral e eu não pude evitá-la. 

A fatalidade arrastou-me e eu empurrei os outros, eu que deveria tê-los retido. Assim, tive a minha punição, a princípio na Terra, e há três séculos expio cruelmente o meu crime.

Sede mansos e pacientes para com aqueles a quem ensinardes. Se a princípio não querem aceitar, que o façam mais tarde, quando virem a vossa abnegação e o vosso devotamento. 

Meus amigos, meus irmãos, nunca me seria demais vos recomendar, pois nada há de mais horrível do que o estraçalhar recíproco em nome de um Deus clemente, em nome de uma religião santa, que não prega senão a misericórdia, a bondade e a caridade! 

Em vez disto, a gente se mata, se massacra a fim de forçar as criaturas que se quer converter a um Deus bom, conforme se diz. 

Em lugar de acreditar em vossa palavra, os que sobrevivem se apressam em vos deixar, em se afastarem, como se fôsseis animais ferozes. 

Sede bons, eu vo-lo repito, e sobretudo cheios de amenidade para com aqueles que não creem como vós. 

Espírito Carlos IX (1) - R. E. 1859

(1) - Carlos IX = (Saint-Germain-Laye, 1550 - Vincennes, 1574), rei de França (1560-1574), segundo filho de Henrique II e de Catarina de Médicis. Durante seu reinado, o poder foi exercido por sua mãe e, depois da paz de Saint-Germain (1570), por Coligny. Instigado por sua mãe foi quem ordenou a matança da "Noite de São Bartolomeu" (1572), uma das mais trágicas páginas da História.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!