Reflexões sobre a depressão

Muitas pessoas ainda não entendem o que é a depressão e qual é a sua função. 

Elas tratam a depressão como uma doença. O mundo criou vários rótulos para definir as variações das frequências emocionais que afligem o ser humano, com ênfase em tratar os sintomas que define os rótulos ao invés do motivo atrás do sintoma. Imagine que você está no meio da fumaça, e que a fumaça não te permite enxergar ou respirar, e você está se sufocando. Se você acha que o problema está na fumaça, e foca toda sua atenção na fumaça, você está se enganando e vai continuar a se sufocar com a fumaça. Você só vai começar a resolver a situação quando você voltar sua atenção à origem da fumaça que é o fogo. Quando você descobre onde está o fogo no meio da fumaça e apaga o fogo, a fumaça começa a se dissipar.

Entenda que a questão não é a depressão. A depressão é apenas o mensageiro que traz uma mensagem importante e urgente sobre o que você precisa mudar ou ajustar na sua vida. A depressão não vem para te punir, ela vem para te indicar o caminho do equilíbrio. A depressão não punitiva, ela é indicativa.

A depressão não é a doença, ela é a mensageira que te avisa sobre o que você precisa mudar e ajustar na sua vida. A falta de atenção e compreensão desta informação é o que leva muitas pessoas a entrarem numa briga inútil com a depressão, ao invés de entender e focar na mensagem que a depressão está trazendo para elas.

A depressão atua no campo da mente e da emoção, a doença física é uma consequência, embora existam pessoas que entram em depressão por causa de certas doenças ou más condições físicas. Neste caso, a depressão tem como raiz a forma como a pessoa percebe a situação atual da sua vida e a sua atitude mental perante esta situação. Ou seja: a sua melhor amiga e a sua pior inimiga é a sua própria mente. Você entra em depressão através da sua atitude mental e você sai da depressão através da sua atitude mental também.

Por isso, os medicamentos que afetam o desempenho da mente, deixando a pessoa catatônica, é o pior caminho para o tratamento da depressão, porque eles comprometem a principal ferramenta que você tem para sair da depressão, que é a SUA PRÓPRIA MENTE.

Entenda que você não lida com a depressão, você lida com a situação que desencadeou a depressão. A depressão é uma mensageira e evolução para o crescimento e evolução do ser.

Ela está apenas te convidando para olhar para a tua vida, agir e mudar o seu comportamento, atitudes e crenças. Você não é vítima da depressão, você é vítima da sua mente, da sua relutância, preguiça, falta de esforço, persistência e paciência para mudar a sua vida. Isto significa que o movimento para lidar com a depressão é a sua vontade, sua pró atividade mental e física, esforço, persistência e paciência para lidar com a situação que desencadeou a depressão.

É BOM TAMBÉM ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE A DEPRESSÃO e os momentos de tristeza. A tristeza tem motivos aparentes dentro dos eventos do momento. Algo aconteceu e você está triste, mas depois isso passa. Isto é diferente da depressão. A depressão vem normalmente sem motivo aparente e persiste por dias, semanas, meses ou anos e só muda quando você compreende a mensagem que a depressão está te trazendo, ou seja, que você precisa mudar a sua atitude mental e começar a agir positivamente.

Na vida não falta motivos para ficar deprimido.

É só começar a procurar e você irá achar problemas com a família, insatisfação no trabalho, desemprego, relacionamentos, solidão, dívidas, dúvidas, luto, dependência química, doenças, etc. SÃO MUITOS OS POSSÍVEIS MOTIVOS. Da mesma forma, NÃO FALTAM MOTIVOS PARA SAIR DA DEPRESSÃO. È só começar a procurar que você irá encontrar.

É VOCÊ QUEM DECIDE SE QUER SAIR ou continuar com a depressão e não o terapeuta, sua família ou amigos. A vida é sua!

O primeiro passo para lidar com a depressão É DAR UM BASTA NA AUTOPIEDADE. Entenda que a depressão é uma mensageira, aceite a mensagem e comece primeiramente com as mudanças externas.

As mudanças e os movimentos externam funcionam como sinais para sua mente que você está pronto para mudar! Mude as rotinas do seu dia- a- dia, faça caminhadas ou natação, converse mais com as pessoas, leia um livro que te motiva, veja um filme que te motiva, participe nas palestras ou atividades com grupos que te motivam, cante no coral, dance, faça um curso, mude a posição das mobílias da sua casa (especialmente a cama), mude a cor da parede para uma cor mais clara, mude as roupas, cabelo, dieta, etc. Faça alguma coisa para se sentir bem e não espere ninguém para te convencer que a sua vida vale à pena: convença a você mesmo que sua vida vale a pena e volte a viver!

O motivo de começar com as mudanças e movimentos externos vem da sabedoria de aumentar primeiramente a frequência emocional do desânimo para o ânimo, assim abrindo as portas para reflexões e resoluções internas sobre as questões que desencadearam a depressão.

Depressão gera desânimo. A palavra desânimo vem de "anima", que significa alma ou essência. Desânimo então significa desconexão com a sua essência.

Quando você está deprimido a sua frequência emocional e mental está abaixo do nível ou frequência onde a sua essência habita e opera, então nasce a percepção da desconexão.

Para entender a mensagem da depressão você vai enfrentar a sua verdade emocional, ao invés da mentira emocional. Verdade emocional significa sentir dentro de você o que a sua essência precisa viver e expressar no momento atual da sua vida. Ás vezes a realidade que você está vivendo hoje não é mais para você, mas você não percebe isso por conta da mentira emocional. Por exemplo: a sua verdade emocional pode ser mudar do emprego ou da profissão que está te deixando deprimido, ou sair de um relacionamento que está acabando com você, ou se abrir para viver um relacionamento de amor, celebração e cumplicidade com alguém, ou dizer não para alguém que invade a sua vida sem reconhecer os seus limites, aproveitando-se da sua boa vontade. Isto é muito comum no meio familiar. Só você é quem sabe que está te trazendo frustração e desgosto para a sua vida. Olhe bem de perto com honestidade emocional que você irá descobrir.

Depois que você identificar o motivo da depressão, mude seu foco imediatamente, do problema para a solução. Não fique pensando e se preocupando com o problema, agora se ocupe com a solução. A solução sempre precisa da sua permissão, coragem e ação para acontecer. Pode ser mudar de emprego ou relacionamento, perdoar ou pedir perdão, procurar ativamente seu companheiro(a), sair de um relacionamento, fazer terapia etc. O importante é aliar a compreensão interna com AÇÂO EXTERNA.

Cuidado com as desculpas e mentiras emocionais. Se você já tentou de tudo e nada funcionou é porque você ainda não assumiu a autorresponsabilidade suficiente para sair da depressão e viver a vida.

Você depositou muita esperança e responsabilidade nos outros, na terapia, nos terapeutas, na sua família e amigo. Agora volte a esperança e responsabilidade totalmente para você mesmo, compreenda o motivo da depressão, tome a atitude de mudar e você terá a garantia que sairá da depressão para viver a vida com leveza e alegria!

Eu entendo que tudo tem seu tempo e seu movimento. Você pode estar de luto, lidando com uma doença, com dívidas, dúvidas, com solidão ou com dependência química. Não importa o motivo, o que importa é compreender o motivo que desencadeou a depressão. Comece imediatamente a alinhar a sua compreensão interna com a ação externa. Lembre-se de tirar o foco do problema e da autopiedade e colocar o foco na solução.

Volte a ter esperança e responsabilidade pela sua vida, tome a atitude de mudar e não espere ninguém te convencer que a sua vida vale à pena, convença a você mesmo que a sua vida vale a pena!

Tenha paciência com você mesmo, resgate o respeito e o amor próprio, mexa-se e faça tudo com amor e alegria. Comece hoje mesmo a sair da depressão e voltar a viver!

Rex Thomas (Fundador da ONG Terapeutas Sem Fronteiras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!