Autoconhecimento para realizar-se em Deus

Repetições de ensinamentos e conhecimento literário, por mais elevados que sejam, jamais poderão substituir o verdadeiro saber obtido pelo Autoconhecimento. Eis a dificuldade de todo estudante dos assuntos espirituais. Diremos o quanto for necessário: poucos ousam avançar nesse terreno: conhecer a si próprio, o que equivale a dizer: realizar-se em Deus.

Os livros certamente nos auxiliam na compreensão elevada e despertam as reflexões profundas. No entanto, o acúmulo de conhecimentos literários apenas satura o corpo mental e frequentemente instiga a vaidade intelectual, enquanto a realização interior, virtuosa e luminosa, é postergada. A ilusão mental gerada por este acúmulo, levou e continua levando a muitos considerarem-se pessoas de patamar superior, de destaque evolutivo nos círculos espiritualistas. Infelizmente é o quadro da grande maioria de irmãos espíritas, espiritualistas e esotéricos. Não diremos de religiosos das grandes Religiões, pois que estes, a nível de conhecimento espiritual ainda estão na retaguarda em relação aos três grupos mencionados. 

Pelos acentuados preconceitos e egolatria dessa grande maioria, os Grande Seres continuam preferindo se utilizarem dos irmãos baldos de conhecimento livresco, mas sábios na ação virtuosa e alheios ao personalismo, para cumprir os objetivos da Divindade neste orbe ainda bastante carente de Espiritualidade. 

Por essa razão, o que cada qual deseja ser? Conhecedor e servidor da Verdade Universal? Ou conhecedor e ostentador de muitas coisas "espirituais", porém , ignorante da Verdade Divina omnipresente? 

Aquele de Coração já suficientemente aberto ao Propósito Superior, reconhecerá a verdade que transmitimos nestas palavras. 

Não são perguntas que desejamos ver as respostas aqui expressadas. São reflexões silenciosas e urgentes que cada indivíduo sinceramente dedicado à Luz e ao Amor divinos, deve realizar. 

Fonte: www.forumespirita.net 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!