Poesia: Onde Está Deus? (José Soares Cardoso)


Onde está Deus? Pergunta o cientista,

Ninguém O viu jamais. Quem Ele é?

Responde às pressas o materialista:

Deus é somente uma invenção da fé!

***

O pensador dirá, sensatamente:

- Não vejo Deus, mas sinto que Ele existe!

A natureza mostra claramente,

Em que o poder do Criador consiste.
 
***

Mas o poeta dirá, com segurança,

De quem afirma porque tem certeza:

- Eu vejo Deus no riso da criança,

No céu, no mar, na luz da natureza!


***

Contemplo Deus brilhando nas estrelas,

No olhar das mães fitando os filhos seus,

Nas noites de luar claras e belas,

Que em tudo pulsar o coração de Deus!
 
***

Eu vejo Deus nas flores e nos prados,

Nos astros a rolar pelo infinito,

Escuto Deus na voz dos namorados,

E sinto Deus na lágrima do aflito! 


***

Percebo Deus na frase que perdoa,

Contemplo Deus na mão que acaricia,

Escuto Deus na criatura boa,

E sinto Deus na paz e na alegria! 


***

Eu vejo Deus no médico salvando,

Pressinto Deus na dor que nos irmana,

Descubro Deus no sábio procurando

Compreender a natureza humana! 


***

Eu vejo Deus no gesto de bondade,

Escuto Deus nos cânticos do crente,

Percebo Deus no sol, na liberdade,

E vejo Deus na planta e na semente!

***


Eu vejo Deus, enfim, por toda parte,

Que tudo fala dos poderes seus,

Descubro Deus na expressão da arte,

No amor dos homens também sinto Deus! 


***

Mas onde sinto Deus com mais beleza,

Na sua mais sublime vibração,

Não é no coração da natureza,

É dentro do meu próprio coração.


José Soares Cardoso
Poeta


FRATERLUZ
Fraternidade Espírita Luz do Cristianismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!