Querer mudar os outros e controlar a vida gera stress

"Através da Yoga, aprendemos a usar a mente para governar os sentidos e usar a respiração para governar a mente" 

Hoje em dia, as pessoas vivem estressadas, com pressa e ansiosas. Desejam impor a própria vontade, mudar os outros e controlar os acontecimentos. Isso, porém, gera mais stress, pois não é possível controlar a vida, nem mudar os outros.

Em vez de se estressarem, querendo controlar os outros, deveriam controlar e dominar a própria mente e os sentidos.

Uma das chaves para a paz interior é conseguir o autodomínio sobre nossa mente e nossos sentidos.
 
A Yoga afirma que os sentidos são governados pela mente; a mente é governada pela respiração, e esta, é governada pelos nervos. E, se não ficarmos atentos, os sentidos podem controlar a mente e nos controlar.

Através da Yoga, aprendemos a usar a mente para governar os sentidos e usar a respiração para governar a mente. Assim, não nos tornamos escravos dos sentidos, dos hábitos ruins ou da mente negativa.

Entretanto, nem sempre a mente e a respiração estão tranquilas e sob controle. Devido às tensões e stress da vida diária, muitas pessoas vivem em um estado de agitação frequente, sempre apressadas, inquietas.

A vida moderna, competitiva e acelerada, provoca muito estresse, portanto precisamos aprender a lidar com o stress tão logo ele surja, sem deixar que fique acumulado nos vários sistemas do corpo e na mente consciente e subconsciente.

Muitas pessoas buscam a felicidade somente fora delas, negligenciando o corpo e a mente. Vivem em um ritmo acelerado e o estresse vai se acumulando no corpo, causando doenças psicossomáticas, problemas cardíacos, úlcera, insônia, pressão alta e outros distúrbios físicos.

Não é possível eliminar todas as tensões da nossa vida, mas podemos administrar o stress de nossas atividades, vivendo com mais calma, evitando adoecer por causa do estresse emocional.

Stress positivo

Existe o stress positivo, que é construtivo e não é prejudicial ao sistema nervoso. É uma reação natural aos desafios da vida. Mas, o stress negativo é destrutivo e nocivo, dissipando nossa energia vital.

O stress tem muitas causas como a raiva, o medo, a pressa, a ambição exagerada, a competição, a cobiça, o orgulho, desejos insatisfeitos que impregnam o cérebro de tensões que se espalham pelo corpo e criam emoções negativas muito prejudiciais.

Para superar o stress, é importante acalmar o corpo e a mente e saber como dissolver essas emoções negativas. E recarregar nossas baterias de energia para nosso bem-estar.

A prática das posturas da Hatha yoga (asanas), dos exercícios respiratórios (pranayama) e a meditação relaxam o cérebro, deixando-o livre de tensões e estresse. Acalmam, energizam, revitalizam e revigoram os nervos e a mente. Desse modo, essas práticas nos preparam para encarar melhor o estresse da vida.

As posturas irrigam o corpo com energia, os nervos se acalmam, o cérebro se tranquiliza e o retesamento e a rigidez dos pulmões acabam.

Respiração: chave para a quietude da mente

A respiração é a chave para a quietude da mente. Para acalmar a mente, precisamos acalmar a respiração. Deixar-se absorver no fluxo sereno do movimento da inspiração e expiração.

Muitas vezes, o stress torna a respiração curta, porque a ansiedade faz o abdome se contrair, bloqueando o diafragma e tornando a respiração mais alta e curta. Isso cria um ciclo vicioso. Quanto mais a respiração for assim, mais ansiedade e nervosismo.

Na Yoga, aprendemos a soltar o diafragma, pois ele se enrijece a cada vez que registra o stress e as tensões da vida cotidiana. É necessário respirar sem provocar nenhuma tensão nas células cerebrais, deixando a respirando fluir naturalmente no ritmo da vida. Mergulhar na respiração que entra e sai e na sua retenção natural.

Como as folhas se movem ao vento, a mente se move de acordo com a respiração. Quando a respiração se torna tranquila, ele tem o efeito de tranquilizar a mente, pois a respiração e mente estão intimamente ligadas.

A prática da meditação é essencial para acalmar a respiração e a mente. Ela nos ajuda a viver com mais equilíbrio, equanimidade e menos inquietação emocional.

Aprenda a meditar

Por que a meditação tem efeito oposto ao stress?

É preciso entender que o stress, a pressa, a ansiedade e as tensões da vida desequilibram o corpo e a mente. A solução para o acúmulo de stress que experimentamos na vida é a busca da paz interior e da tranquilidade da mente por meio do Yoga.

O stress é gerado também por muitas preocupações como temor do futuro, a insegurança financeira, medo de perder o que se tem, tanto na parte material, como nossos parentes e amigos.

Resistimos às mudanças, pois nos sentimos seguros com o que é conhecido e tememos a incerteza trazida pelas mudanças. Preferimos viver numa rotina fixa e familiar. Mas, a vida é impermanente, oscila e se move entre o conhecido e o desconhecido. Isso gera tensões e ansiedade, pois não estamos preparados para aceitar essa impermanência.

O segredo está em deixar a vida "acontecer" e seguir seu curso.


Aprendemos na Yoga a nos adaptar e a desenvolver o autocontrole da mente. Aceitar o momento presente, com paciência. E ter coragem de enfrentar o futuro sem medo, sabendo lidar com os desafios que surgirem.

Cuide do corpo e da mente. Faça as pazes com você mesmo. Diminua as expectativas e ansiedade quanto ao futuro. Entenda a importância de alcançar a mente pacífica e serena. Sinta-se motivado a essa conquista diária sobre seus pensamentos e emoções. Experimente essas práticas e sinta o que acontecerá em você. Permita que a Yoga lhe ajude a libertar-se do stress e ser mais contente e realizado.

Namastê! O Deus que habita em mim saúda e agradece Deus que habita em você! Fique em paz!

Emilce Shrividya Starling 

FRATERLUZ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!