Mapa dos Pés, segundo a Reflexologia Podal

Conheça a reflexologia podal

A reflexologia é um estudo dos efeitos reflexos no nosso organismo, considerando que certas regiões do corpo são interligadas a órgãos e outras partes do corpo.

Segundo esta ciência, quando essas regiões do corpo são estimuladas, elas podem restabelecer o bom funcionamento de sua área de interligação correspondente.

Como hoje em dia as pessoas vão aos centros de estética buscando não apenas beleza, mas também tratamentos para o corpo, a reflexologia podal tem sido bastante procurada como tratamento para relaxar e cuidar da saúde.


O que é reflexologia podal

Como o nome já denuncia, a reflexologia podal parte do princípio de que todo o corpo está representado na zona dos pés, e é uma terapia que os manipula, estimulando pontos precisos para tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.

Quando as concentrações das terminações nervosas são estimuladas pela pressão local, uma área do corpo correspondente ao ponto pode ser beneficiada por esse estímulo. Assim, a técnica permite ativar os processos curativos do próprio corpo.

As origens do tratamento

Os relatos apontam que várias civilizações milenares, como a egípcia e chinesa, já dominavam métodos similares à técnica. Muito tempo depois, em meados do século XV, países como Alemanha e Inglaterra já aplicavam alguns estudos sobre a reflexologia, mas, foi apenas em 1917 que o otorrinolaringologista, Willian Fitzgerald, publicou um livro chamado ”Terapia de Zonas”, determinando a posição de órgãos e áreas do corpo nos pés.

Os estudos de Fitzgerald possibilitaram o desenvolvimento de diagramas detalhados sobre os pontos reflexos localizados no pés por outros estudiosos, contudo, a maior contribuição veio da fisioterapeuta americana Eunice Inghan. Ela foi a responsável por separar os trabalhos sobre áreas reflexas, mapeando os pés como um mapa do corpo inteiro.

Assim, Eunice passou a orientar seus trabalhos terapêuticos de acordo com seu mapa, além de ter complementado todo o conhecimento existente com sua própria experiência. Desse modo, foi possível aperfeiçoar a teoria dos reflexos dos pés.


Benefícios do tratamento

Partindo do princípio de que todos os órgãos do nosso corpo, inclusive o cérebro, estão conectados por canais de energia ativados em pontos dos nossos pés, quando eles estão cansados, assim também estão nossa mente e corpo.

Temos, supostamente, 70 mil terminações nervosas e meridianos em nossos pés. Quando aplicamos pressão ou calor nesses terminais, ocorre um estímulo reflexo de um órgão do corpo no sistema nervoso central (SNC), que inicia uma gama de atividades que verificam o estado e funcionamento do órgão que está sendo estimulado.

Assim, o SNC passa a dar atenção extra a esse órgão ou sistema, aumentando ou diminuindo as atividades dele. No sistema digestivo, por exemplo, o tratamento é eficaz contra distúrbios como: úlcera, gastrite, azia, prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, gota, hérnia-de-hiato, doença de Crohn, diarreias e hemorroidas.

A reflexologia também é eficaz no tratamento de infecções como: asma brônquica, bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, resfriados, tosse e pneumonia. Além disso, apresenta bons resultados contra dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER – Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, câimbras e reumatismo.

Duração do tratamento

O recomendado é que sejam, no mínimo, dez sessões, com intervalos de sete dias entre elas. É importante também que o paciente tenha uma conversa com o terapeuta, para que ele saiba quais são os problemas e defina os pontos para a aplicação.

A reflexologia pode nos ajudar com os problemas do cotidiano, fazendo com que nos sintamos mais relaxados.

FRATERLUZ
Fraternidade Espírita Luz do Cristianismo


7 comentários:

  1. Parabéns, obrigada e muita luz pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Parabén ! Obrigada muita saúde e paz 🌹🙏

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pelo rico conteúdo.
    Só uma pergunta, estou com uns problemas visuais e gostaria de saber o melhor ponto pra cuidar da visão, pode informar, por gentileza??
    Desde já agradeço muitíssimo 🙏🤩🌺

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!