Documentário: A Grande Síntese - Vida e Obra de Pietro Ubaldi

O emocionante filme mostra a iluminada vida do filósofo e pensador universalista italiano Pietro Ubaldi (1886 - 1972).

A Versátil Filmes apresenta A Grande Síntese de Pietro Ubaldi, filme documentário de longa-metragem narrado pelo ator Paulo Goulart e dirigido por Oceano Vieira de Melo. 

O filme mostra a vida do pensador universalista cristão italiano que, em sua obra reveladora composta por 24 livros, abordou temas como reencarnação, evolução espiritual, vida depois da morte e mediunidade. 

O seu pensamento é a síntese do saber nos campos da ciência (não agnóstica), da filosofia (não partidária) e da religião (não sectária). Injustamente condenada pela Igreja Católica, A Grande Síntese, a obra-prima de Ubaldi, recebeu elogios de grandes intelectuais, como Albert Einstein, Monteiro Lobato, Cesare Lombroso e Carlos Drummond de Andrade.

Abaixo, prefácio de Emmanuel que está na obra "A Grande Síntese", escrita por Pietro Ubaldi.

"Quando todos os valores da civilização do Ocidente desfalecem numa decadência dolorosa, é justo que saudemos uma luz como esta, que se desprende da grande voz silenciosa de A Grande Síntese.

Na mesma Itália, que vulgarizou o sacerdócio romano, eliminando as mais belas florações do sentimento cristão no mundo, em virtude do mecanismo convencional da igreja católica, aparelhos existem da grande verdade, restaurando o messianismo, no caminho sublime das revelações grandiosas da fé.

A palavra de Cristo projeta nesta hora as suas irradiações enérgicas e suaves, movimentando todo um exercito poderoso de mensageiros seus, dentro da oficina da evolução universal. O momento é psicológico. As nossas afirmativas abstraem do tempo e do espaço, em contraposição às vossas inquietudes; mas, o século que passa deve assinalar-se por maravilhosas renovações da vida terrestre.

As contribuições exigidas serão bem pesadas. Todavia, uma alvorada radiosa sucederá às .angústias deste crepúsculo.

Aqui fala a "Sua Voz" divina e doce, austera e compassiva. No aparelhamento destas teses, que, muitas vezes transcendem o idealismo contemporâneo, há o reflexo soberano da sua magnanimidade, da sua misericórdia e da sua sabedoria. Todos os departamentos da atividade humana são lembrados na sua exposição de inconcebível maravilha!

É que, sendo de origem humana a razão, a intuição e de origem divina, preludiando todas as realizações da, humanidade. A grande lição desta obra é que o Senhor não despreza o vosso racionalismo científico, não obstante a roupagem enganadora do seu negativismo Impenitente.

Na sua misericordiosa sabedoria, Ele aproveita todos os vossos esforços, ainda os mais inferiores e misérrimos. Toma-vos de encontro ao seu coração augusto e compassivo, unge-vos com o Seu amor sem limites, renovando os Seus ensinamentos do Mar da Galiléia.

Vede, pois, que todos os vossos progressos e todos os vossos surtos evolutivos estão previstos no Evangelho. Todas as vossas ciências e valores, no quadro das civilizações passadas e no mecanismo das que hão de vir, estão consubstanciados na sua palavra divina e redentora.

A Grande Síntese e o Evangelho da Ciência, renovando todas as capacidades da religião e da filosofia, reunindo-as à revelação espiritual e restaurando o messianismo do Cristo, todos os institutos da evolução terrestre.

Curvemo-nos diante da misericórdia do Mestre e agradeçamos de coração genuflexo a sua bondade. Acerquemo-nos deste altar da esperança e da sabedoria, onde a ciência e a fé se irmanam para Deus.

E, enquanto o mundo velho se prepara para as grandes provações coletivas, meditemos no campo infinito das revelações da Providência Divina, colocando acima de todas as preocupações transitórias, as glórias sublimes e imperecíveis do Espírito Imortal.

Emmanuel



Um comentário:

  1. Belíssimo documentário! Tocou-me muito o coração!

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!