A Lamentação Dificulta o Progresso do Espírito

A lamentação é um vício tão arraigado em nosso Ser, que o praticamos sem mesmo sentir. Quando percebemos, já deslizamos no erro e, nos pegamos em lamúrias, piedade própria e egocêntrica. Nosso papel é lutar dia-a-dia para eliminá-lo de nós.
 
Este vício nos faz perder um precioso tempo que deveríamos usar no progresso espiritual, pois enquanto lamentamos, “queimamos nossos neurônios” com pensamentos destrutivos e deixamos passar, em vão, oportunidades de trabalho em proveito próprio e do próximo. Além de criarmos formas-pensamento negativas. 


Muitos de nós achamos que nossas provas são as mais difíceis e intransponíveis, nos tornando cegos e muitas vezes nos afastamos de Deus, culpando-o da nossa sorte e duvidando de Seu amor por nós. 

Contrariamente a este pensamento se, mesmo cientes da improdutividade da lamentação, não nos sentimos aptos a identificar respostas para nossos problemas, devemos usar este tempo nos conectando com o Alto, em orações, para acalmar o coração em dúvida e dor. Toda prece feita com amor sincero é atendida da forma que seja mais conveniente ao nosso adiantamento. 

Quando lamentamos, em pensamento ou em palavras, aumentamos nossas vicissitudes enormemente. Pois os pensamentos e as palavras têm força vibratória tanto para o bem quanto para o mal. No processo de lamúria prejudicamos nosso campo vibratório envenenando nossa aura e trazendo para perto de nós espíritos em sofrimento e atraso moral. 

O lamento afasta também os amigos que nos oferecem o ombro e suas palavras de conforto. Pois, como parte de um processo natural de auto-preservação, eles se retiram quando percebem que, mesmo que inconscientemente, nós não estamos dispostos a melhorar. 

Quando lamentamos estamos dando vazão ao nosso ego, ao nosso orgulho e a falta de caridade. Lamentar nossas dores é supervalorizar os nossos problemas em relação a qualquer outro problema, seja ele maior ou menor que o nosso. 

Nem sempre, quando lamentamos, estamos procurando respostas. Muitas vezes queremos, somente, “o palco”. O mais importante para nós nos momentos de lamento é que todos nos enxerguem e tenham pena das nossas dores, nos dando uma sensação de centralização e poder. Sejamos humildes, pensemos positivo e mãos a obra para o progresso em direção a Deus.


Fonte: refletindooespiritismo.blogspot.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!