Pacientes são presenteados com concerto dentro de hospital

A orquestra "Música nos Hospitais" leva música clássica para pacientes de hospitais públicos de São Paulo


Quando os acordes de "Como é Grande o meu Amor por Você", de Roberto Carlos, começaram a tomar conta de um dos quartos da enfermaria da Santa Casa de São Paulo, na manhã de ontem (17), as pacientes Janete Aparecida dos Santos, 60, e Rosa Vanzo, 67, deixaram as dores de lado e se emocionaram às lágrimas. 


E não foram apenas as duas que puderam receber "flores" representadas por obras de Vivaldi ou de Mozart, como diz o maestro e médico Samir Wady Rahme, que comandou o concerto. 

Durante toda a manhã de ontem, em comemoração aos dez anos do projeto "Música nos Hospitais", internos, visitantes e funcionários foram presenteados com obras clássicas entoadas no local por 14 instrumentistas. 

"Entrei na igreja para me casar ao som dessa música. Que momento mais lindo", diz Janete enquanto ouve "Jesus, Alegria dos Homens", de Johann Sebastian Bach. 

Internada desde o começo do mês para combater uma hepatite, ela tirou várias vezes a máscara de respiração durante a apresentação para vibrar e sorrir. 


 "Música nos hospitais"

ALMA
 
"Música tem um poder enorme de agir positivamente nas pessoas. Grandes mestres trabalharam muitos anos para adquirir uma fórmula em suas composições que transmitisse valores universais e uma força de pensamento. A música é linguagem da alma", afirma Rahme. 

A iniciativa, que é bancada pelo Ministério da Cultura, pela Associação Paulista de Medicina e pela multinacional farmacêutica Sanofi, já percorreu 53 hospitais em 19 cidades do país. 

"Estamos lisonjeados em receber esse concerto aqui na Santa Casa. O som leva alegria e tranquilidade para todos os que estão no ambiente", declarou o médico Raimundo Rafaeli Filho, diretor clínico da instituição. 

Em tratamento contra um câncer no pulmão, dona Rosa recebeu a notícia de que teria alta médica e iria para casa, depois de mais de um mês de internação, no mesmo momento em que acompanhava o concerto. 

"Que dia maravilhoso, meu Deus, que momento gostoso estou vivendo agora." 

A apresentação ainda deu direito aos presentes se encantarem também com "Fascinação", eternizada na voz de Elis Regina, "Smile", de Charlie Chaplin, "Sampa", de Caetano Veloso, e "Trem das Onze", de Adorinan Barbosa. 

Fonte e mais fotos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/12/1387252-pacientes-sao-presenteados-com-concerto-dentro-de-hospital.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!