A Cura de Paulo Neto: uma vida de trabalho

Uma rotina incansável de viagens, por centros espíritas de diversas cidades, longínquos estados e grandes distâncias. Os números impressionam. São centenas de atendidos por dia, até 2 mil km percorridos em apenas um mês. E isso tudo aos 81 anos de idade. Esta é a maratona de Paulo Neto, um mineiro da pequena cidade de Grupiara que percorre o país contribuindo para a cura de milhares, com a suposta ajuda dos espíritos, há quase 30 anos.


A cura, como se pode deduzir, é de difícil comprovação. Não há estudos científicos sobre seu trabalho e sobre os atendidos. Mas não se podem desprezar os inúmeros testemunhos daqueles que se disseram curados após serem atendidos por Paulo Neto, chamado de médium de cura de acordo com a nomenclatura espírita. 

Responsável ou não pelas curas proclamadas por diversas pessoas, de todos os níveis sociais e culturais, Paulo Neto é um peregrino incansável. Mesmo idoso, se diz revigorado pela oportunidade de contribuir com o bem-estar de milhares. Seu combustível é o prazer de ajudar, que supera as dificuldades de um homem comum, dedicado a uma causa Maior, além da matéria.

Típico mineiro, de fala mansa, tímido, e hábil contador de histórias, Paulo Neto não costuma se referir a si mesmo no singular. Com frequência, inicia frases com “nós” e “a gente”, por força da humildade. De hábitos simples, conquista pela simpatia, fruto daquela alegria de quem aprendeu a valorizar as belezas da vida após enfrentar os obstáculos inerentes a ela.


Sua vida pode ser dividida em dois momentos: antes e depois do início do trabalho nas casas espíritas. De cada período, soube tirar boas lições. O primeiro foi marcado pelo casamento, com Dona Elenita, sua incansável companheira de viagem até hoje, e pela criação dos três filhos, sustentados com a lida no Exército.

Dos tempos de Forças Armadas, adquiriu a disciplina e a dedicação que o tornaram médium de confiança, das pessoas e dos espíritos. Apesar do bom aprendizado, deixa claro que guarda poucas lembranças deste período, que consumiu “35 anos, 5 meses e 12 dias” da sua vida, como ele mesmo ressalta, sem esconder a alegria pelo fim do trabalho militar.

Foi somente com a aposentadoria que ele pôde iniciar o trabalho mediúnico, em 1983. Sem cerimônias, diz que foi apresentado à tarefa por um espírito de vibrações elevadas que se manifestara através de um amigo médium. “Não houve nada especial, foi apenas um chamado para o trabalho. Nunca aconteceu nada especial”, conta Paulo Neto, com sua conhecida simplicidade.
“Tinha um amigo que recebia uma entidade de muita luz, que determinou que eu deveria fazer um tratamento de cura. Eu estranhei. Foi uma surpresa para a gente. Eu disse: o senhor poderia arranjar outra pessoa melhor”, relembra, ciente de suas limitações. “Porque eu nasci assim, meio tímido. Nunca me destaquei em nada na vida. Mas tudo o que me mandaram fazer, eu fiz. Dou tudo de mim em prol do que me proponho a fazer”.

Apesar do chamado, Paulo Neto manteve o jeito mineiro desconfiado de ser e resolveu testar sua própria capacidade. Em Araguari (MG), onde morava na época, visitou um doente que estava preso à cama há anos, sem possibilidades de andar. “Eu olhei para ele e pensei: este aí não vai levantar nunca, né? Achava que não tinha solução. Mas fiz o que me mandaram. Na outra semana, ele já estava dirigindo”, destaca, recordando o primeiro de muitos casos que viria a tratar nas décadas seguintes.

Feliz pelo resultado, ganhou confiança. “Pois então, acho que esse negócio vai dar certo”, afirmara. Paulo Neto partiu em busca do trabalho. Inicialmente recebia os atendidos em casa. Mas, aos poucos, percebeu que precisava ir além dos próprios muros. E, ao buscar as casas espíritas, enfrentou os primeiros obstáculos no trabalho espiritual. Muitas se recusaram a recebê-lo. “Algumas tinham medo porque poderia comprometer a Doutrina Espírita. Outras eram contra mesmo. A gente ainda enfrenta muita dificuldade”, revela.

Chico Xavier

As portas só se abriram com a ajuda de Chico Xavier, o médium mineiro mais conhecido do Brasil. “O Chico disse que devemos ajudar, servir, socorrer, amparar. E o que ele dizia era lei”, lembra Paulo Neto, que ganhou a aprovação de Chico em uma conversa decisiva em Uberaba. “Quando eu cheguei, ele estava todo cheiroso. Aí perguntei: ‘Por que tanto perfume para falar comigo?’”, recorda, entre risadas. “Aí ele foi me olhando e disse: ‘Você precisa trabalhar’. Eu pensei: ‘Ele já está me insultando. Não é isto o que eu esperava’”.

“Mas foi só aí que entendi que eu precisava de serviço. Antigamente, eu limitava meu trabalho a 200 pessoas por dia. Depois que o Chico determinou que eu tivesse que trabalhar, nunca mais limitei [o número de atendidos]”, afirma.

A aprovação de Chico não neutralizou todos os obstáculos. Até hoje Paulo Neto enfrenta resistência de casas e federações espíritas. Mas ele perde pouco tempo falando sobre as dificuldades, ofuscadas pela alegria de ver seu trabalho gerando boa recepção entre o público. É com sorriso no rosto que ele narra os inúmeros casos atendidos. A retribuição das pessoas, na forma de carinho e amor, serve de estímulo para as maratonas do médium pelo Brasil.

O apoio da família também é fundamental. Desde que iniciou seu périplo pelos mais distantes estados do país, há exatos 29 anos, ele viaja acompanhado da esposa, enquanto seus três filhos moram em Campinas (SP). O casal inicia o trajeto por Minas Gerais, onde percorre cerca de 2 mil km somente em janeiro. Depois alcança as cidades de Goiânia e Brasília, passando por Mato Grosso do Sul. Na sequência, desce para São Paulo e Paraná.

Sem cobrar nada pelo atendimento, Paulo Neto ainda despende boa parte de sua aposentadoria de reservista nas viagens, sempre de carro. “Viajo com meus próprios recursos. Não aceito nada de ninguém”, destaca. A tarefa mediúnica também não contempla férias. “O trabalho já é umas férias. A gente não sente cansaço. Nós nos realizamos junto com aqueles que sofrem”.

Suas “férias” se resumem ao atendimento mais próximo de casa, em Campinas, onde costuma concentrar seu trabalho em dezembro. “Trabalhamos menos nessa época porque as casas espíritas estão envolvidas com o Natal [atuação assistencial]”.

A Cura

Nas casas espíritas que visita, Paulo Neto, segundo explica, ajuda a promover a cura espiritual apenas com a imposição das mãos, sem qualquer intervenção cirúrgica. O médium serve supostamente de instrumento para a atuação de grupos espirituais especializados, através de sua forte intuição e do seu próprio poder de cura.

“Sinto as entidades que formam as equipes de trabalho. Nunca vi ou ouvi [os espíritos]. Só tenho essa mediunidade de cura. Eles não me deixam ver porque tenho que estar em sintonia. Se eu enxergar, não conseguiria fazer o atendimento ao mesmo tempo”, conta.

E, com esse apoio da espiritualidade, Paulo Neto já chegou a atender perto de 2 mil pessoas por dia no início do seu trabalho. Com o passar do tempo, a idade o obrigou a reduzir o ritmo. Aos 81 anos, o médium já apresenta saúde debilitada. Em 2011, precisou interromper temporariamente o atendimento por causa de uma pneumonia e de um problema no coração.

Paulo Neto, então, recebeu o devido auxílio dos espíritos, segundo revela. Mas a saúde frágil o obrigou a cancelar os planos de voltar a atender fora do país, como já havia feito na Itália e na Grécia. Sem poder se arriscar longe do Brasil, manteve a rotina em solo nacional.

Sua tarefa, contudo, não deverá se estender por muito mais tempo. Ele conta que, ao sair do hospital em 2011, foi avisado pelos espíritos que teria uma moratória, um tempo extra nesta encarnação, de aproximadamente 5 anos, uma vez que já cumprira com suas funções.

O “prazo de validade” não parece incomodá-lo. “Eu não sou dono de nada, nem da minha vida. Se eles quiserem me levar, estou pronto para a despedida. Só gostaria de ficar aqui em função do trabalho. Mas, no dia em que eu não puder mais trabalhar, não preciso ficar aqui. Quero ser útil”.

Felipe Rosa Mendes.


Contatos do Médium Paulo Neto:


1 -  Centro Espírita Maria Rosa 

       Av. Padre Manuel Bernardes 1214, 

       Bairro Taquaral, Campinas-SP (próximo ao Educandário São José)

       Telefone: (19) 3287-4965

       Atende às 2ª feiras a partir das 14h


2 - Contato responsável pelo agendamento dele em Osasco-SP:
       
       Sr. Jovino

       Telefone: (11) 3686-2512






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!